sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Português - Linguagem


Atividades dirigidas – Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Valor: _____/ Nota:_______.
1)     Quais são as funções da linguagem?
2)     Cite os elementos da comunicação.
3)     Faça o relatório de uma obra apresentada por você ou por um colega na sala.
4)     Represente uma  comunicação perfeita usando diagramas, como está em seu caderno. Que elementos da comunicação serão apresentados?    

 


   
                                                                                                                       
5)     Estudo de textos.

Polícia registra homicídio em Sacramento e vizinho da vítima é preso após confessar crime
Em depoimento o autor disse que houve participação de outra pessoa, que está desaparecida.

Polícia Militar (PM) de Sacramento prendeu neste sábado (09) um indivíduo que confessou ter matado o vizinho e está à procura de outro suspeito do crime. Segundo a ocorrência, a polícia foi acionada para verificar o desaparecimento de um homem, de idade não informada, na região Soberbo (zona rural) e, ao chegar a uma residência, encontrou a vítima e vestígios de sangue que levaram os militares até à residência ao lado. Após buscas, a polícia encontrou o vizinho, que confessou o crime e a participação de outra pessoa, que está desaparecida. Em depoimento o autor disse, ainda, que o motivo do crime foram dívidas. Outras informações como idade, passagens policiais entre outros não foram fornecidas pela polícia. Jornal o Globo, em 10 de junho, de 2018.
a)     Qual o gênero do texto acima?
b)    Retire os dados: o quê?,  Onde?,  Quem?,  Quando? Por quê?
c)     Que função da linguagem foi usada neste texto? Por quê?
d)    Qual foi o canal utilizado?
e)     Crie outro texto seguindo este modelo. O assunto fica a sua escolha, em seguida, retire os dados do texto criado e coloque a fonte.
f)     Quem é o possível público – leitor deste tipo de texto?

O texto a seguir servirá de base para as próximas questões.
Trovadorismo
O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo. Contexto Histórico - A Idade Média foi um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.
Nesse contexto, o Teocentrismo (Deus no centro do mundo) foi sua principal característica. Sendo assim, o homem ocupava um lugar secundário e estava à mercê dos valores cristãos. Dessa maneira, a igreja medieval era a instituição social mais importante e a maior representante da fé cristã. Ela ditava os valores e assim, agia diretamente no comportamento e no pensamento do homem. Esse sistema, chamado de feudal, estava baseado numa sociedade rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder. Naquele momento, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação.

6)     O texto acima fala sobre as origens do:   ___________________________, com declínio ______________.
7)     Que movimento sucedeu esta escola literária?_________________________________.
8)     Transcreva de forma resumida seu contexto histórico.
9)     A palavra “Ela”, linha 7, refere – se a que palavra no contexto?
10)  A explicação da palavra “Teocentrismo”, no texto, evoca que função da linguagem?

Uso do livro didático: revisão para a prova. (linguagem)

11)  Resolver as atividades da página: 39 – (1 a 5), ler os textos da página 41 (texto 1), da página 42 e responder  de 1 a 6.
12)  Transcrever as características deste movimento na página 43. (os trovadores e o amor cortês)
13)  De acordo com o texto em ARQUIVO,  página 45, responda:
a)     Caracterize as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
b)    Língua e linguagem – Ler a tirinha na p. 71, funções da linguagem e responder às questões de 1 a 6.
c)     Sobre o filme - Pesquisar vida e obra de Alexandre Dumas e fazer um reconto do filme visto.

COMUNICAÇÃO


Atividades de revisão do 1º bimestre
Série: 1º ano – valor:_____/ Nota:_______
Assunto: linguagem e comunicação.
1)     Cite os elementos principais da comunicação.
2)     Monte o esquema da comunicação.
3)     Defina: emissor e receptor.
4)     Polifonia discursiva, o que é?
5)     Quais são os tipos de variação de linguística?
6)     Defina: níveis de linguagem.
7)     Quais as funções da linguagem? Caracterize cada uma delas, dando um exemplo plausível.

8)     Crie situações de comunicação seguindo as orientações:

a)     Um palestrante inglês falando a alunos brasileiros de ensino fundamental ou médio, que não conhecem o código.
b)    Um médico usando linguagem técnica com um senhor que não concluiu os estudos.
c)     Um aluno do 3º ano do ensino médio tentando fazer monitoria em Matemática a alunos da mesma série, desinteressados.
d)    Um professor dando aula e um carro de som passando no exato momento ou parado em frente à escola.
e)     Dois alunos do 9º ano conversando na hora do recreio um assunto de interesse de ambos.

9)      Os trechos abaixo retratam a fala de jovens sobre sua própria linguagem:
·         A gíria é um meio muito legal de se comunicar, é irado falar de um jeito que os professores e o pessoal lá de casa não entendem. (Gabriel, 14 anos).
·         O “tipo assim” é o espaço que a gente usa pra pensar as palavras. (Marco, 15 anos)
·         A gente não fala mais “é uma brasa, mora!”, que era moda nos tempos do meu pai. No lugar disso, falamos outras coisas. (Daniela, 16 anos).
·         Cara, eu também sei falar formalmente, mas não gosto. Não me dirijo ao padre do colégio com um aí, velhinho!(Victor, 17 anos)

A partir da leitura dos trechos, diga se é falsa (F) ou verdadeira (V) cada uma das afirmações:
a.(   ) Na fala de Gabriel, percebe-se que adultos e jovens usam a língua de forma igual.
b.(   ) Segundo Marco, “tipo assim” é uma forma de resumir uma informação.
c.(   ) A fala de Daniela revela que a língua não é um fato social estático, ao contrário, varia ao longo do tempo.
d.(   ) Victor sabe que o uso da língua varia conforme o grau de intimidade entre as pessoas, ou seja, que usar linguagem formal ou informal é questão de adequação à situação.

9) Suponha que um aluno se dirige a um colega de classe nesses termos: “Venho respeitosamente solicitar-lhe que se digne emprestar-me seu livro de matemática.” A atitude desse aluno se assemelha à atitude do indivíduo que:
a. (   ) comparece ao baile de gala trajando smoking.
b. (   ) vai à audiência com um juiz trajando short e camiseta.
c. (   ) vai à praia de terno e gravata.
d. (   ) vai ao estádio de futebol de chinelo e bermuda.

10)   Aponte as funções da linguagem presentes no fragmento.
EU TE AMO
Ah, se já perdemos a noção da hora,
Se juntos já jogamos tudo fora,
Me  conta agora como hei de partir…
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios,
Rompi com o mundo, queimei meus navios,
Me diz pra onde é que inda posso ir…
(Tom Jobim e Chico Buarque)

11)  Parada para uso do dicionário. Exercício sobre o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Encontre os significados dos seguintes vocábulos: (os que estejam de acordo)
a)     Memórias –
b)    Póstumas –
c)     Hesitei –
d)    Vulgar –
e)     Considerações –
f)     Campa-
g)    Galante –
h)     Introito
i)      Cabo –
j)      Pentateuco –
k)     Poria –
l)      Hei –
m)   Desvarios –
n)     Estático –
o)    Decrépito-
p)    Radical –
q)    Suposto -

Avaliação - Concordâncias e estrutura


  AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA –  PROFESSOR: MARCELO PIRES.
                      DATA: ____/____/ 2018      VALOR:     PTS     NOTA:_____ PTS/      (SÉRIE): ....  TURMA:

ALUNO (A)________________________________________________________


1. Assinale a alternativa com erro:
a) Já se ouviam os primeiros cantos dos pássaros.
b) Na torre da igreja, bateram, agora mesmo, duas horas.
c) No meu registro, ainda faltam algumas notas.
d) Não se vê mais pessoas como aquelas por aqui.

2. Assinale a alternativa com erro:
a) Ele disse que deve haver muitos alunos neste colégio.
b) Hoje faz exatamente dois anos que tudo aconteceu.
c) Durante a tarde, ainda se ouviu, ao longe, alguns tiros.
d) As lutas que houve naquele tempo mataram muita gente.

3. O verbo haver foi incorretamente empregado na alternativa:
a) Não havia dúvidas de que ele era o culpado.
b) Ainda hão de existir pessoas que se lembrem do caso.
c) Creio que não haverão mais problemas nesta escola.
d) O policial informou que houve acidentes naquela região.

4. “Assim que ___dez horas no relógio da torre, dois velhos ______fechar a porta do casarão”.
a) soa, vêm
b) soam, vem
c) soam, vêm
d) soa, veem

5. Quanto à concordância verbal, está incorreta a frase:
a) Havia ainda duas pessoas para serem atendidas.
b) Decorreram seis meses desde a contratação do último funcionário.
c) Já soou meio dia no relógio da torre.
d) Seguiu no mesmo malote as duas correspondências extraviadas.
e) Cabem à pessoa interessada as novidades publicadas sobre o concurso.

6. Assinale a alternativa incorreta:
a) Realizam-se várias inspeções naquela área.
b) Pode haver, no máximo, dez pessoas no auditório.
c) Vai fazer dois dias que está chovendo em Brasília.
d) O regulamento diz que não podem haver rasuras no documento.

7. Assinale a alternativa incorreta:
a) Veem-se, ao longe, inúmeros alunos.
b) Ocorreram, simultaneamente, várias explosões.
c) Só veio eu e meus irmãos.
d) Ainda não se fizeram os preparativos da festa.

8. Assinale a alternativa incorreta:
a) Organizem-se em turmas de socorro!
b) Espero que haja aqui pessoas honestas.
c) Os jogadores se houveram bem durante a partida.
d) Localizaram-se, em pouco tempo, o defeito das máquinas.

9. Assinale a alternativa incorreta:
a) Já faz vinte dias que ele partiu para a América.

b) Quando bate 5 horas na torre, já não se ouve mais as preces das beatas.
c) Ele é um dos que veio confortar-se na desgraça.
d) Deve haver poucos alunos bons.

10. Assinale a alternativa incorreta:
a) Mais de um jornal revelou a verdade sobre o crime.
b) Brasil ou Argentina ganharão a Copa de 2014.
c) Qual dentre vós será capaz de tal gesto!
d) Não deve haver vagas para todos os inscritos.

11. Assinale a alternativa incorreta:
a) Deve fazer dois dias que a estrada está interditada.
b) Sem educação não pode haver cidadãos conscientes.
c) Há de existir profissionais capazes para o trabalho.
d) Não deve haver vagas para todos os inscritos.

12. Assinale a alternativa incorreta:
a) Dizem que não há provas de sua inocência.
b) Naquela casa, tudo era tristeza.
c) Talvez haja algumas pessoas direitas na política.
d) Tem dias tristes em nossa vida.



13“__________ três meses que não ___________ os pássaros”.

A) faziam / via-se.
B) fazia / viam-se
C) fazia / se viam
D) fazia / se via
E) faziam / se viam

14) Assinale a alternativa cujos verbos que completam adequadamente as lacunas abaixo.

“Logo que forem ________ os relatórios e __________ os problemas, será ______________ a razão das grandes despesas em nossa repartição”.

A) lido, resolvido, discutido.
B) lidos, resolvidos, discutido.
C) lidos, resolvido, discutida.
D) lido, resolvidos, discutida.
E) lidos, resolvidos, discutida.

15) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada
na lacuna?
a) Estudei música e literatura............................  ( francesa / francesas )
b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis )
c) Nem um nem outro......................... fugiu.  ( animal / animais )
d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias )


16) Marque o erro de concordância.
a) Os alunos ficaram sós na sala.
b) Já era meio-dia e meio.
c) Os alunos ficaram só na sala.
d) Márcia está meio vermelha.

17)  (TFC) Assinale a opção em que não há erro.
a) Seguem anexo os formulários pedidos.
b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro.
c) Estas questões são bastantes difíceis.
d) Eu lhes peço que as deixem sós.
e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a
largada.
5) Diga se as frase estão  corretas ou não e justifique.
a) A menina está meia cansada.
b) A menina está meio cansada.

18) Reescreva cada frase fazendo a concordância correta, primeiro no plural e em seguida, no singular.
a)     Os carro novo é muito bom.
b)     As menina vão chegar mais cedo que os menino.
c)     Nós não foi lá porque quis.
d)     Os home tá bão.
e)     As novas motos da Honda chegaram.
f)      As novas tinta é mais bonita.
g)     As instituição escolar está cada vez mais completa.
h)     Os cara quer que todos os salário atrasado seja pago.
i)      Eles quer que todos chegue são.

19) 1. Assinalar a alternativa correta. Na palavra “empedramento”.
   a) o sufixo é  ento     b) o prefixo é empe    c) o tema é pedra     d) o radical é emped.


20). Farejando apresenta em sua estrutura:
(a) radical farej -  vogal temática a — tema fareja — desinência ndo.
(b) radical far — tema farej — vogal temática e — desinência ndo.
(c) radical fareja — vogal temática a — sufixo ndo.
(d) tema farej — radical fareja — sufixo ndo.


21). Em “Temos que perder o macio inimaginável do sonho, sua diáfana gentileza de pés de lã, para ancorar no concreto.”   Os morfemas da palavra destacada estão devidamente identificados na alternativa:
 a) inimagin (radical), ável (sufixo)                    c) in (prefixo), imagin (radical), vel (sufixo)
 b) in (prefixo), imagin (radical) ável (sufixo)     d) ini (prefixo), magin (radical), vel (sufixo)


22). Quanto à estrutura das palavras, é incorreto afirmar que:
a) as desinências são morfemas que indicam as flexões das palavras variáveis da língua. São elas: nominais e verbais.
b) as vogais temáticas atuam como elemento de ligação entre o radical e as desinências.
c) radical é um morfema comum às palavras que pertencem a uma mesma família de significado.
d) vogal ou consoante de ligação é um morfema de origem não-eufônica, incapaz de facilitar    a  emissão vocal de determinadas palavras.

23). Em “.. conhecendo nosso medo...” ,o vocábulo sublinhado  apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos:
a) o radical conhece, o prefixo ndo.        
b) o radical ndo, o tema conhece, a vogal temática  e.
c) o prefixo com, o radical conhece,  a vogal temática e. a desinência ndo.
d) o radical conhec, a vogal temática e , o tema conhece , a desinência ndo.

24) Assinalar  a alternativa em que a série de palavras contém  vogal de ligação:
a) Camoniano, lanígero, parisiense,  boquiaberto        
b) Vigarice, amiúde, vicissitude, paraíso
c) História, relógio, série, ária                                                          
d) Salsa, quase, contribuí, caí

25). Numere de acordo e, depois, assinale a alternativa correta:
 (1) Radical .                                       (  ) ria                               a)4 — 2 — 1 — 3
 (2) Vogal temática                             (  ) a                                  b)3 — 4  -- 2 — 1.
 (3)Des. Modo -Temporal                   (  ) mos                             c)3----  2 — 4 ---1
 (4)Des. Número-Pessoal                  (  ) fal                                d)2 — 1 --- 4 ---- 3

26). Na forma verbal reconhece ( presente do indicativo):
a)a vogal temática e aparece em todas as pessoas gramaticais
b)a desinência número – pessoal da primeira pessoa do singular é idêntica à da terceira
c)a desinência número – pessoal da segunda pessoa do plural é s
d)a vogal temática e a desinência modo – temporal são ausentes em todas as pessoas gramaticais
e)a desinência modo – temporal é ausente em todas as pessoas gramaticais

BOA PROVA!

QUE O MENINO JESUS RENASÇA TODOS OS DIAS EM NOSSOS CORAÇÕES.

FOI UM PRAZER!
MARCELO PIRES.