Atividades
dirigidas – Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Valor: _____/
Nota:_______.
1) Quais
são as funções da linguagem?
2) Cite
os elementos da comunicação.
3) Faça
o relatório de uma obra apresentada por você ou por um colega na sala.
4) Represente uma comunicação perfeita usando diagramas, como está em seu caderno. Que elementos da comunicação serão apresentados?
5) Estudo de textos.
Polícia
registra homicídio em Sacramento e vizinho da vítima é preso após confessar
crime
Em depoimento o autor disse
que houve participação de outra pessoa, que está desaparecida.
Polícia Militar (PM) de Sacramento
prendeu neste sábado (09) um indivíduo que confessou ter matado o vizinho e
está à procura de outro suspeito do crime. Segundo a ocorrência, a polícia foi
acionada para verificar o desaparecimento de um homem, de idade não informada,
na região Soberbo (zona rural) e, ao chegar a uma residência, encontrou a
vítima e vestígios de sangue que levaram os militares até à residência ao lado.
Após buscas, a polícia encontrou o vizinho, que confessou o crime e a
participação de outra pessoa, que está desaparecida. Em depoimento o autor
disse, ainda, que o motivo do crime foram dívidas. Outras informações como
idade, passagens policiais entre outros não foram fornecidas pela polícia. Jornal o Globo, em 10 de junho, de 2018.
a)
Qual
o gênero do texto acima?
b)
Retire
os dados: o quê?, Onde?, Quem?,
Quando? Por quê?
c)
Que
função da linguagem foi usada neste texto? Por quê?
d)
Qual
foi o canal utilizado?
e)
Crie
outro texto seguindo este modelo. O assunto fica a sua escolha, em seguida,
retire os dados do texto criado e coloque a fonte.
f)
Quem
é o possível público – leitor deste tipo de texto?
O texto a seguir servirá de base para
as próximas questões.
Trovadorismo
O Trovadorismo foi um movimento
literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da
França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV,
quando começou o humanismo. Contexto
Histórico - A Idade Média foi um longo período da história que esteve
marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava
inteiramente a Europa.
Nesse contexto, o Teocentrismo (Deus
no centro do mundo) foi sua principal característica. Sendo assim, o homem ocupava
um lugar secundário e estava à mercê dos valores cristãos. Dessa maneira, a
igreja medieval era a instituição social mais importante e a maior
representante da fé cristã. Ela ditava os valores e assim, agia diretamente no
comportamento e no pensamento do homem. Esse sistema, chamado de feudal, estava
baseado numa sociedade rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia
miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder. Naquele
momento, somente as pessoas da Igreja sabiam ler e tinham acesso à educação.
6)
O
texto acima fala sobre as origens do:
___________________________, com declínio ______________.
7)
Que
movimento sucedeu esta escola literária?_________________________________.
8)
Transcreva
de forma resumida seu contexto histórico.
9)
A
palavra “Ela”, linha 7, refere – se a que palavra no contexto?
10) A explicação da
palavra “Teocentrismo”, no texto, evoca que função da linguagem?
Uso do
livro didático: revisão para a prova. (linguagem)
11) Resolver as atividades da página: 39 – (1 a 5), ler os
textos da página 41 (texto 1), da página 42 e responder de 1 a 6.
12) Transcrever as características deste movimento na página
43. (os trovadores e o amor cortês)
13) De acordo com o texto em ARQUIVO, página 45,
responda:
a) Caracterize as cantigas de amor, de amigo, de escárnio e
de maldizer.
b) Língua e linguagem – Ler a tirinha na p. 71, funções da
linguagem e responder às questões de 1 a 6.
c) Sobre o filme - Pesquisar vida e obra de Alexandre Dumas e fazer um
reconto do filme visto.