sexta-feira, 8 de agosto de 2014

concordância

Nas frases a seguir, efetue a concordância, escolhendo a forma verbal adequada:

a- A maioria dos políticos ___________ contra . (votou/votaram)
b- Uma multidão de torcedores ___________. (gritava/gritavam)
c- Um enxame __________ no telhado. (pousou/pousaram)
d- Um enxame de abelhas africanas ___________no telhado. (pousou/pousaram)
e- A maioria dos custos ____________________. (seria revista/ seria revistos)
f- A maioria ali ____________ a reforma. (apoiou/apoiaram)
g- Cerca de vinte pessoas ___________ na delegacia. (acabou/acabaram)
h- Mais de um policial ____________ no local. (esteve/estiveram)
i- 20% dos municípios não _____________ acertar as contas com o Estado. (conseguiu/conseguiram)
j- 80% da Mata Atlântica não ______________à ação do homem. (resistiu/resistiram)
k- 1% dos eleitores, apenas, ______________ em partidos de direita. (votou/votaram)
l- Ele foi um dos que ________________ pelos nossos direitos. (lutou/lutaram)
m- Ana foi uma das que _____________ no vestibular. (passou/passara)
n- Minas Gerais _______________ grandes escritores. (tem/têm)
o- Os Sertões ______________ muitos historiadores. (influenciou/influenciaram)
p- Os Estados Unidos ______________ o Iraque. (invadiu/invadiram)
q- Poucos de nós _____________ o dinheiro. (conseguirão/conseguiremos)
r- Alguns de nós _____________ escalados para entregar o prêmio. ( foram/fomos)
s- Qual de nós _____________ o exercício? (fará/farão/faremos)
t- Nenhum dos presentes ____________ abrir a boca. (ousou/ousaram)
u- Fui eu que __________ os exercícios. (fiz/fez)
v- Fomos nós quem _____________  o quadro. (pintou/pintamos)

2- Complete as frases seguintes com a forma apropriada do verbo SER, no presente do indicativo:
a- Mariana ______________ as alegrias da mãe.
b- Vidas Secas ___________ uma obra muito conhecida de todos.
c- As tristezas da família ___________ as peripécias do filho.
d- Os responsáveis pelo trabalho ___________ sempre nós.
e- Hoje _________ dia 13 de setembro.
f- Hoje ________ 28 de maio.
g- Seu problema ___________ eu?
h- O país __________ nós. Nós ________ a nação brasileira.
i- _________ exatamente vinte para as três.
j- Aquilo __________atitudes típicas de adolescente.
3- Que diferenças de sentidos há entre as frases de cada par?
A - A vida é os conflitos diários.
B -  A vida são os conflitos diários.
C- João com seu amigo lideraram a greve.
D- João, com seu amigo, liderou a greve.

4)  Explique cada caso de concordância verbal ocorrido em todas as frases do exercício 1.
5) – (UFPR) – Observe a concordância verbal:
1 – Algum de vós conseguirei a bolsa de estudo?
2 – Sei que pelo menos um terço dos jogadores estavam dentro do campo naquela hora.
3 – Os Estados Unidos são um país muito rico.
4 – No relógio do Largo da Matriz bateu cinco horas: era o sinal esperado.

a) Somente a frase 1 está errada.
b) Somente a frase 2 está errada.
c) As frases 2 e 3 estão erradas.
d) As frases 1 e 4 estão erradas.
e) As frases 2 e 4 estão erradas.

6) No exercício 5, corrija em seu caderno as opções que estão erradas. Coloque os casos em que ocorre cada concordância.

Apresentação de trabalhos

Trabalho em grupo: 3º bimestre  - 3º ano médio.
Grupo 1 – influência da cultura afro no Brasil -  culinária, língua, tradições e ritmos.
Personalidades  de origem afro que se destacam (ram)  em esferas artísticas. Sugestão de obras literárias que tratam dessa temática -  síntese.

Grupo 2 – Período ditatorial no BRASIL – uso da Literatura como meio de combate à repressão. (contexto político e social) –  A Censura

Grupo 3 – Movimento sem – terra  e a reforma agrária –  causas e conseqüências, vandalismos. (direitos e deveres)

Grupo 4 – UNE – União Nacional dos estudantes – contextos, causas, conseqüências. Movimentos até os dias de hoje.

Grupo 5 – A tropicália – contextos e o movimento feminista no Brasil.

Critérios:

·         Cada grupo deverá se organizar e apresentar os trabalhos: usos de cartazes, slides e vídeos para enriquecimento.  (caso se perceba a necessidade, poderá haver entrevistas com pessoas idosas do município para enriquecimento)
·         O grupo deverá  apresentar fluentemente o seu trabalho e todos devem ter o conhecimento dentro dos assuntos discutidos.
·         Entregar ao professor um trabalho organizado.


Data da apresentação:  21/8/14.

conjunções coordenativa - 9º ano

Conjunções coordenativas
A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
Exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luzA conjunção coordenativa também ocorre quando duas palavras são ligadas na mesma oração. Exemplo:   Ele venderá brinquedos ou revistas.
Classificam-se as conjunções coordenativas em ADITIVAS, ADVERSATIVAS, ALTERNATIVAS, CONCLUSIVAS e EXPLICATIVAS
Conjunções coordenativas aditivas: Indicam uma relação de adição à frase. Unem palavras de mesma função sintática. São elas: e, nem, mas também, como também, além de (disso, disto, aquilo), quanto (depois de tanto), bem como e etc. Ex: Comi e  fiquei satisfeita.

Conjunções coordenativas adversativas:

Indicam uma relação de oposição bem como de contraste ou compensação entre as unidades ligadas. Também pode gerar um sentido de consequência a algo dito anteriormente. São elas: mas, porém, todavia, entretanto, no entanto, senão, não obstante, contudo, etc. Antes das conjunções adversativas,  a vírgula é obrigatória. Ex: O carro bateu, mas ninguém se feriu.

Conjunções coordenativas alternativas:

Como o seu nome indica, expressam uma relação de alternância, seja por incompatibilidade dos termos ligados ou por equivalência dos mesmos. São elas: ou…ou, ou, ora…ora,já…já, quer…quer, etc.
Ex.: Ou ela, ou eu.

Conjunções coordenativas explicativas: Expressam a relação de explicação, razão ou motivo. São elas: que, porque, porquanto, pois (anteposta ao verbo). Ex: Ele não entra porque está sem tempo.

Conjunções coordenativas conclusivas: Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.


Atividades:
1)  Nas orações seguintes, destaque a conjunção e classifique – a seguindo o exemplo dado.
a)     Fui à festa, mas não fiquei até o final.  Mas = Conjunção coordenativa adversativa.
b)     Vim, vi e venci.
c)      Chupe cana ou assovie.
d)     Fale – me a verdade, porque não suporto mais essas mentiras.
e)     Estudaram, portanto passarão.
f)       Não venham, pois o tempo irá piorar.

g)     Não tenha medo, pois estou com você.

sinopse de filme Cartas para Deus

Atividades sobre o filme Cartas para Deus

1)       Qual foi a parte do filme que mais lhe chamou a atenção? Por quê?
2)       Você recomendaria esse filme a alguém?  Justifique.
3)       Como era Tyler?
4)        Na sua opinião, por que Ben não tinha boa  convivência com Tyler?
5)       Tyler era uma pessoa que tinha muita fé em Deus. Justifique.
6)       O que Tyler pedia nas cartas que ele escrevia para Deus?
7)       Fale um pouco sobre Samantha (Sam).
8)       Escreva uma carta para Deus pedindo por alguém de quem você goste muito.
9)       Escreva uma carta a um amigo (a) falando da importância dessa pessoa em sua vida.

Um momento para o estudo e comparação de textos.

 Sinopse: Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça Akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida...

Resenha do Filme “Sempre ao seu lado”   
A história começa quando um filhote de cachorro da raça Akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker Wilson (interpretado pelo ator Richard Gere) professor universitário Parker tenta encontrar o verdadeiro dono do cão, mas sem sucesso ele acaba se apegando a Hatchi (como é chamado o cachorro e o leva para casa.)
No início sua esposa não aceita a presença do cachorro na casa, mas o tempo passa ela é tocada pela relação entre Parker e Hachi. Ken,  amigo de Parker é quem faz a revelação de que não foi ele quem encontrou Hachico, mas sim que o cão foi quem o escolheu como dono. E ele explica também que o nome “Hachi”, que está escrito na coleira, significa oito em japonês, que para os japoneses.
Uma curiosidade colocada no filme foi a brincadeira com a bolinha, que Ken explica não fazer sentido para Hachi. "Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono ou ganhar um biscoito", foi explicado por Ken.
O cachorro Hachico acompanhava diariamente seu dono, até a estação de trem e no final do dia o cão retornava ao local para buscar seu dono após um longo dia de trabalho. 
Porém, um dia Hachi espera pelo retorno de Parker que não acontece devido a um grave acontecimento e essa longa espera se prolonga durante dez anos. Dia após dia e a espera foi ficando cada vez mais dolorosa ate a sua morte.
O filme é baseado em uma história real que aconteceu no Japão no início do século,  onde Hachiko ia com o seu dono até a estação do metrô de Shibuya e o esperava voltar no final da tarde todos os dias. Hoje é possível ver uma estátua de Hachiko feito em sua homenagem no lugar onde ele ficava esperando seu dono. “É um filme que eu recomendo”. Embora seja simples, é emocionante pelo teor de sua história.

Atividades.
1) Produza a sinopse do filme Prova de fogo: uma história de superação. (soletrando) Personagens: Akeela, Dilan e Javier.
2) Escreva a resenha do filme visto. Cartas para Deus.
3) Faça um resumo das ideias principais.
4) Produza a resenha de um visto por você. (qualquer um) romance, aventura, drama, épico, terror, etc.
5) Que diferenças você percebeu entre Sinopse e Resenha?

Língua Portuguesa
6) Destaque sujeito com um traço e predicado com dois nas frases abaixo.
a) O cachorro Hachico acompanhava diariamente seu dono, até a estação de trem.
b) O filme é baseado em uma história real.
c) O filme é muito emocionante.


carta argumentativa

A carta argumentativa  
(Trabalhando o gênero)
Leia o texto que segue, produzido a propósito de um tema de redação proposto pelo vestibular da Unicamp-SP. O texto solicitado devia ser uma carta, dirigida a um integrante do congresso Nacional, na qual o candidato se posicionasse a favor ou contra a obrigatoriedade do voto. Após a leitura, responda às questões propostas.

São Paulo, 6 de setembro de 1991.
Exmo. Sr. Deputado Paulo Vasconcelos

               Em breve o Congresso Nacional estará revendo a Constituição promulgada em 88. Entre os temas polêmicos que farão parte dessa revisão certamente estará a obrigatoriedade do voto.
               A discussão sobre esse assunto perde sentido sem uma reflexão sobre seu significado. Durante anos a sociedade brasileira buscou reinstaurar a democracia, regime em que o voto tem papel decisivo, já que é canal privilegiado de expressão da vontade popular.
               Se a democracia plena está inevitavelmente vinculada à possibilidade de escolher, o próprio ato de votar deveria ser uma escolha. É assim nos Estados Unidos, país considerado por muitos um país como exemplar modelo democrático.
Portanto, é de se estranhar que, em uma democracia, o direito de voto transforma-se em obrigação. Os votos nulos e brancos quase ganharam as eleições de 89 em alguns recantos do país. Boa parte dos eleitores de votos brancos e nulos apenas cumpriram uma obrigação para não sofrerem as penalidades da lei. Estes votos até podem servir para expressar a descrença de inúmeros brasileiros. Mas enquanto não ficar claro que voto é direito, expressão de uma vontade, não estaremos construindo um estado verdadeiramente democrático.
               Apenas quando entendermos de fato que o voto é um direito, não obrigação, poderemos também entender o que significa direito à vida, à liberdade, à saúde e educação, à igualdade de oportunidades e outros direitos garantidos pela Constituição mas não pela prática social.
Por isso gostaria de, enquanto cidadã, ver-me representada por V. Exª.. Conto com a lucidez que tem demonstrado para defender em plenário a não obrigatoriedade do voto. Como eu, tenho certeza de que muitos outros brasileiros agradecem seu apoio e decidida vontade de contribuir para a construção de uma verdadeira democracia brasileira.
               Respeitosamente,

                                                                                                  C.S.S

                                                                       (Celeste Sampaio Saião, 20, professora)
                                                         In: Redação no Vestibular. São Paulo: Texto e oficio, s.d.,p.105
1- A carta argumentativa apresenta certas características formais semelhantes às da carta pessoal, tais como data, vocativo, corpo do texto (assunto), expressão cordial de despedida e assinatura. Identifique cada uma dessas partes.
2- Como é próprio do gênero argumentativo, a carta argumentativa tem a finalidade de persuadir o interlocutor. Para melhor atingir esse objetivo, ela costuma apresentar uma estrutura semelhante à da maior parte dos textos argumentativos. Inicialmente, apresenta a idéia principal, que traduz o ponto de vista do autor sobre o assunto, geralmente polêmico; em seguida, essa idéia é desenvolvida por argumentos; por último, a carta é fechada com uma conclusão, que pode ser uma síntese das idéias, uma recomendação ou sugestão, uma proposta, uma citação, etc. No caso da carta em estudo:
a) Em qual parágrafo se encontra a idéia principal definida pela autora? Indique a frase que traduz a idéia principal do texto.
b) Que papel têm os parágrafos anteriores a esse em que se encontra a idéia principal?
c) Quais são os parágrafos que efetivamente desenvolvem o ponto de vista da autora?
d) Que parágrafo é responsável pela conclusão da carta?
e) Que tipo da conclusão é desenvolvido pela autora?
3- O desenvolvimento de uma argumentação pode ser feito por meio de um único argumento (que se desdobra e é tratado em diferentes aspectos) ou de vários argumentos. Na carta em estudo:
a) A autora desenvolveu seu ponto de vista com um ou mais argumentos? Explicite-o (s).
b) Foi empregada uma comparação como meio de fundamentar o ponto de vista da autora. Identifique-ª
4- Na carta argumentativa, a linguagem pode sofrer variações, dependendo do interlocutor a quem ela se dirige e do meio pelo qual é veiculada. Na carta lida:
a) A linguagem é culta formal, culta informal, coloquial ou popular?
b) Em duas circunstâncias foram empregados pronomes de tratamento: “Exmo. Sr.” e “V. Exª.”. Comente a adequação do emprego desses pronomes ao contexto.
5- Em quase toda a carta, a autora debate o tema de forma impessoal e sem se dirigir diretamente a seu interlocutor. Isso não ocorre, entretanto, no penúltimo parágrafo. Observe nele o emprego de verbos e pronomes.
a) Nesse parágrafo, predomina a 1ª pessoa ou a 3ª pessoa?
b) Em que tempo e modo predominantes estão as formas verbais?
c) No penúltimo parágrafo, a autora emprega a forma verbal gostaria, correspondente ao futuro do pretérito do indicativo. Que efeito de sentido o uso desse tempo verbal tem no contexto?
d) Identifique no texto marcas de pessoalidade que explicitem o posicionamento direto do autor.
e) Identifique no texto marcas que demonstrem a tentativa de influir no pensamento do interlocutor.
f) Levando em conta as marcas apontadas no item anterior, que outra função de linguagem predomina no texto, alem da referencial?
g) Agora, tente produzir uma carta argumentativa direcionando-a a alguém que ocupa uma posição privilegiada, exemplo: o presidente da República ou algum deputado, ou até mesmo o prefeito de sua cidade. Observação: não se esqueça de usar o pronome adequado e o vocativo.
h) Analise a concordância nominal na oração seguinte: “Como é próprio do gênero argumentativo, a carta argumentativa tem a finalidade de persuadir o interlocutor”.

PROJETO DE POESIAS NA ESCOLA


Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves








“Poesia quando nasce”

 PROFESSOR: MARCELO PIRES







CÓRREGO NOVO /2014


1- JUSTIFICATIVA

         Em meio às grandes dificuldades em leitura, produção e interpretação de textos, apresentadas pelos alunos, torna-se necessário um trabalho diversificado e lúdico, que atenda às necessidades de leitura, de forma prazerosa e proporcione espaço ao desenvolvimento da produção autônoma.
         O Projeto “Varal de poesias”, além de estar direcionado  a alunos de diversas faixas etárias, busca desenvolver a prática da oralidade, escrita,  inferência de informações e principalmente, o  incentivo à leitura, para que esta se dê de forma fluente.  Ele tem como enfoque principal a construção de textos curtos e o reconhecimento de unidades fonológicas, como as rimas; auxiliando ainda na produção de frases e versos.
         Espera-se que este trabalho possa contribuir, atuando como mais um material de apoio para o professor diversificar sua prática docente, sobretudo, atender aos alunos, transformando a sala de aula em um espaço para criação.

  
Suportes: Livros de poesias variados.


2- OBJETIVOS
·        Promover a criação autônoma dos alunos;
·        Atender às necessidades da escrita de textos curtos;
·        Incentivar a inferência de idéias;
·        Promover interação entre os alunos;
·        Proporcionar a prática da oralidade;
·        Criar condições de socialização na sala de aula;
·        Possibilitar ao aluno o convívio com a literatura.


3- DESENVOLVIMENTO

         Você vai escrever poemas, ilustrá-los e depois exibi-los para muitas pessoas, montando, na escola, uma amostra chamada varal de poesia. Além disso, vai declamar poemas, cantar e participar de um jogral. Vamos lá?

Partes que compõem um poema

Versos
Estrofes
Rimas

1-      O que é poesia?

         Poesia é a arte de escrever em versos, inspiração que desperta o sentimento por meio do ritmo. A declamação é uma das características da poesia.


2-      O que é um poema?

Obra literária escrita em versos.

3-       O que é Verso?
É cada linha de um poema

4-      Estrofe
Agrupamento ou conjunto de versos

Exemplo de estrofe

Eu sou feita de madeira
Madeira matéria morta
Não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.

    
                                               Vinícius de Morais. A arca de Noé.




5-      Rimas

Sons semelhantes no final de um verso

     Procure as palavras que têm som semelhante no final dos versos da estrofe do poema “A porta”


Morta
Porta

Ligue as palavras que rimam



Devagarinho
Cuidado
Prazenteira
Supetão
Quartel
Capitão
Menininho
Namorado
Céu
cozinheira



        

4- MOMENTO PARA TRABALHAR COM RIMAS

Professor: Incentivar o aluno a criar versos e colocar palavras que rimam no final.

Exemplo:

Eu abro devagarinho      - inho
Pra passar o menininho  - inho
Eu abro bem com cuidado - ado
Pra passar o namorado.    - ado


Leitura  de poemas na sala. A sala poderá ser colocada em círculo, ou da forma que o professor preferir.


Convite

Poesia é brincar com palavras
Como se brinca
com bola, papagaio e pião.

Só que
Bola, papagaio e pião
de tanto brincar se gastam,

As palavras não:
Quanto mais se brinca
com elas,
Mais novas ficam.

Como a água do rio,
que é água sempre nova.
como cada dia,
que é sempre um novo dia.
                                                                              José Paulo Paes

                                                                                                 



Pena de dragão                                                   Para fazer um poema

Pena de dragão                                                          Pedi a um poeta
É assim, de ferro                                                       que me ensinasse
Olho de amante                                                         a fazer um poema.
É assim,de lua                                                           — Prenda  na página
Cabelo de anjo                                                          um pássaro invisível
É assim, de milho                                                      e nas palavras
Fala de criança                                                           solte seu vôo.
É assim, poesia.  

                                                                                                                    Elza Beatriz
         Ana Maria Miranda





         E para você, o que é poesia? Responda a essa pergunta, escrevendo um poema do jeito que quiser numa folha de papel. Ilustre o poema com desenhos ou colagens ou como você preferir e pendure o no varal.


5- POESIA A GENTE INVENTA

Você gosta de viajar? Vamos embarcar em um trem diferente?

Viagem

Quem lê vai em frente,
quem escreve vai também.
O poeta segue contente
quando dirige esse trem.
Piuííííííííí! Piuííííííííí!
Toca o apito da estação
bem na hora de partir.
Lá vai o trem... vamos também ...
Você entra, sai e brinca
com palavras em movimento.
Pára. À esquerda. À direita.
Poesia a gente inventa.
Fernando Paixão


         Invente uma ou mais poesias. Você pode fazer poesia sobre o que quiser, poesia engraçada, romântica, alegre ou triste. Pode também fazer poesias a partir destas sugestões:
·        O bicho que eu quero ter
·        Meu brinquedo preferido
·        Pedalando minha bicicleta
·        Sol, céu azul, mar
·        Minha rua
·        Amigos
·        Amor, amores

        Quando terminar, passe seus poemas a limpo, com capricho, em folhas de papel branco ou colorido. Ilustre-os como quiser. Depois, pendure-os no varal para todos lerem.  



6- TROVAS, PARLENDAS  E TRAVA-LÍNGUAS

Trovas: composição lírica de caráter popular, pode ser chamada também de quadra por possuir quatro versos. Exemplos:





1)

Teresinha de Jesus
De uma queda foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos três, chapéu na mão.




2)
Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão
Mamãezinha quando dorme
Põe a mão no coração.






PARLENDA – são versos que servem para divertir ou escolher quem fará a brincadeira

Sugerir que a recitação seja entre dois alunos, cada um fala um verso.

1) Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Fugiu do mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo.
Cadê o trigo?
Foi fazer pão.
Cadê o pão?
O padre pegou.
Cadê o padre?
Foi rezar missa.
Cadê a missa?
Já se acabou.
                          Ricardo Azevedo. Meu livro de folclore. São Paulo, Ática, 1999.

A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois,
Bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito,
Bota nove, bota dez.

No Brasil, há muitas parlendas. Elas são muito antigas e passam de pai para filho. Por isso, dependendo da  região do país, algumas palavras das parlendas podem ser trocadas por outras ou podem surgir novos versos.

Agora, vamos dar início a algumas parlendas. Complete-as com os seus colegas.

a)     Nunca viu, cara de pavio?
b)    Sol e chuva, casamento de viúva.
c)     Hoje é domingo, pede cachimbo.
d)    Minha mãe mandou eu ir à escola aprender o bê-á-bá.


TRAVA LÍNGUAS

O rato roeu a roupa do rei de Roma



Atividades para serem desenvolvidas na sala de aula:


a)     Escolha um dos poemas que você criou  e decore-o. No dia da apresentação do Varal de Poesia, você declama o poema escolhido.
b)    Reúna o seu grupo e prepare o jogral de um poema. Escolha um dos lidos em sala de aula e outro que quiserem. Apresentem o jogral no dia da mostra.
c)     Escolha uma ou mais parlendas e trovas lidas em sala de aula. Decore-as e apresente na mostra. Junte seu grupo e preparem a apresentação da música  “A casa” de Vinícius de Morais. Ensaiem bastante e cantem essa canção no dia da mostra das poesias.
        


7- CONSTRUÇÃO DO CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO  DO VARAL DE POESIA


Que tal convidar as pessoas para a mostra do varal de poesia usando um convite? Siga as instruções:

1.     Material necessário: Retângulo de cartolina branca ou colorida, canetinhas coloridas, lápis de cor, régua, lápis e borracha.

2.     Pegue um retângulo de papel e escreva na parte superior:

 CONVITE


3.     Mais abaixo, escreva um texto simples, convidando a pessoa para o evento, isto é, para a mostra do varal de poesia. Informe a hora, a data e o local.


4.     Ilustre o convite com recortes ou desenhos.


5.     Se desejar convidar mais de uma pessoa, faça outros convites repetindo o mesmo texto.



8- COMO FAZER UM VARAL


1.     Material necessário: Uma cordinha plástica ou barbante, ganchos para prendê-lo, prendedores de roupas de madeira, canetinhas hidrocolor  de diversas cores.
2.     Fale com seu professor, encontre um lugar apropriado e faça o varal.
3.     Faça desenhos como: bolinhas, caretinhas, listras ou como sua imaginação sugerir.
4.     Depois de ilustrar os poemas, pendure-os no varal, de forma que toda a turma possa ler.
5.     Depois da exposição, dê seus poemas de presente a pessoas queridas. Faça uma dedicatória e coloque o nome do poeta, isto é, o seu. Você é o poeta!

9 – CULMINÂNCIA
    
     Será realizada no encerramento das atividades do projeto,  uma exposição de todos os trabalhos desenvolvidos durante os dias destinados a ele. Será proporcionado ao aluno, espaços para que possa apresentar suas criações literárias na escola, tais apresentações poderão ser da maneira que lhe convier, teatros, recitais, etc.  
     Tal culminância visa possibilitar a participação de todos no processo de descoberta e construção do conhecimento, mediando a observação, reflexão, construção, comparação, inovação, criação, apreensão de novos conceitos, atitudes e procedimentos necessários para compreender o mundo e agir sobre ele.


10 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CEALE, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, MG. 2004.

MEC, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, de Língua  Portuguesa. Brasília, 1998.

MEC, Ministério da Educação – Caderno da TV  Escola, Livros ETC. Brasília. DF, 1996.

CEREJA, William Roberto. Português: Linguagens, 1ª série: Língua Portuguesa/ William Roberto Cereja, Tereza Cochar Magalhães. São Paulo: Atual, 2002.


RIOS, Dermival Ribeiros. Novo Dicionário da Língua Portuguesa/ Dermival Ribeiro Rios. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 1998.