ESTE É UM BLOG DEDICADO À EDUCAÇÃO, AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA. PARA ISSO, A INTERNET SE FAZ IMPORTANTE COMO UM RECURSO DIDÁTICO, A QUE GRANDE PARTE DOS JOVENS TEM ACESSO. ESTE BLOG É UM ESPAÇO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.P.T.A.N, DE CÓRREGO NOVO INTERAGIREM E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS.
sábado, 2 de maio de 2015
domingo, 26 de abril de 2015
estudo linguístico
ESCOLA ESTADUAL
PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES –– progressão
AVALIAÇÃO DE LINGUA
PORTUGUESA -1º BIMESTRE
DATA: ____/____/
2015/ VALOR: _____ PTS NOTA:___ PTS/ (SÉRIE): 3º ANO
ALUNA:
ORAÇÕES REDUZIDAS
Sobre as Orações Reduzidas
Observe
as frases abaixo:
Ao
terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Ouvimos
uma criança chorando na praça.
Comprada
a casa, a família mudou-se.
Veja que
as orações em destaque não são introduzidas por conjunção. Além disso, os
verbos estão em suas formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio). As
orações que apresentam essa forma recebem o nome de: Orações Reduzidas.
Para
reconhecer mais facilmente o tipo de oração que está sob a forma reduzida,
podemos desenvolvê-la da seguinte maneira:
1)
Substitui-se a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do
subjuntivo;
2)
Inicia-se a oração com um conectivo adequado (conjunção ou pronome relativo),
de modo que apenas a forma da frase seja alterada, e não o seu sentido.
Observe
agora como seria o desenvolvimento das orações já vistas:
Ao
terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Forma
Desenvolvida: quando terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Análise
da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo.
Ouvimos
uma criança chorando na praça.
Forma
Desenvolvida: ouvimos uma criança que chorava na praça.
Análise
da Oração: oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.
Comprada
a casa, a família mudou-se.
Forma
Desenvolvida: Assim que comprou a casa, a família mudou-se.
Análise
da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio.
Exercícios
1.
No enunciado a seguir há duas orações.
As
tartaruguinhas vão direto para o mar / quando nascem!
1ª
oração
2ª oração
Observe
que a 2ª oração relaciona-se com a 1ª por meio da conjunção QUANDO.
Considerando o papel de elemento de coesão desempenhado pelas conjunções,
indique o valor semântico que a conjunção QUANDO exprime nesse período:
a. Causa
b. Condição
c. Finalidade
d. Tempo
2. Leia
as frases a seguir, observando o valor semântico dos adjuntos adverbiais
destacados. Depois transforme-os em oração subordinadas adverbiais iniciadas por
conjunção de valor semântico equivalente.
a. Para
esses resultados, o menino muito se esforçou.
b. O
ladrão fugiu da prisão sem a resistência dos policiais.
c. Estudará
Medicina após a conclusão do serviço militar.
d. Meu
amigo chegou com o começo da chuva.
3. Leia as orações a seguir:
À medida
que vamos ficando mais velhos...
Aprendemos
a lidar melhor com as nossas perdas...
... Menos
com a dos cabelos!
a. A
1ª oração relaciona-se com a 2ª por meio da locução conjuntiva à medida
que. Qual é o valor semântico dessa locução nesse período?
1. Consequência
2. Comparação
3. Proporção
4. Conformidade
b. Classifique
a oração “À medida que vamos ficando mais velhos”.
4. Classifique
as orações subordinadas adverbiais reduzidas destacadas:
a. Ao
viajar, não tome bebidas alcoólicas.
b. Não
pude participar do campeonato por estar muito gripado.
c. Ofendi
meu amigo sem querer.
d. “Você, varrendo
o quarto, não terá encontrado algumas?” (Graciliano Ramos)
e. Surpreendido
em falta grave, o menino chorava copiosamente.
f. Mesmo
relido o texto, André não entendeu metade.
g. Prevendo
uma atitude agressiva, não disse absolutamente nada.
5. Observe
a relação entre as orações destes períodos:
Os jovens curtem a
dupla jeans e camiseta porque é uma roupa prática e bonita.
A
dupla jeans e camiseta é tão prática e bonita que todos os
jovens a curtem.
a. No
primeiro período, a oração destacada é subordinada adverbial causal. Assim, em
que oração está a consequência do fato de a roupa ser prática e bonita?
b. No
segundo período, a oração destacada é subordinada adverbial consecutiva. Assim,
em que oração está a causa do fato de os jovens “curtirem” esse tipo de roupa?
6. Reescreva
as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação semântica indicada
entre parênteses. Veja um exemplo:
Esforçou-se
muito, mas não conseguiu bons resultados. (concessão)
Não
conseguiu bons resultados, embora tenha se esforçado muito.
a. Chegando
o momento, todos sairão rapidamente. (tempo)
b. Estando
doente, Manuel não veio à reunião dos condôminos. (causa)
c. Já
sabia que estávamos bem-preparados, contudo não esperavam a vitória.
(concessão)
d. Como
ficamos muito preocupados, saímos rapidamente do local. (consequência)
e. Corra
ou chegará atrasado. (condicional)
f. Ao
chegar o conferencista, todos se calaram. (tempo)
g. Pensando
certo, respondeu errado. (concessão)
h. Abertas
as portas, os visitantes entraram no museu. (tempo)
7. Indique
o valor semântico (tempo, condição, concessão, proporção) das orações
destacadas nos seguintes períodos:
a. Se
eu for convocada para o jogo, não vou decepcionar.
__________________________________________________________________
b. Logo
que cheguei, fui almoçar.
___________________________________________________________________
c. Embora
more longe, nunca chega atrasado.
__________________________________________________________________
d. À
medida que estudo, vou entendendo melhor esses cálculos.
____________________________________________________________________
e. Por
mais que evite doces, não consigo resistir ao chocolate.
___________________________________________________________________
8. No
enunciado “Se a sua casa é um espetáculo, este é o seu camarote”, há uma oração
subordinada adverbial.
a. Identifique-a.
b. Indique
o valor semântico expresso por essa oração.
c. O
anúncio é construído a partir de duas
metáforas: espetáculo e camarote. Que efeito de sentido essas
metáforas atribuem ao produto anunciado (móveis de piscina)?
Tópico: parônimas
Homônimos
e Parônimos
1.
Definições
- Homônimos: vocábulos que se pronunciam da mesma
forma, e que diferem no sentido.
- Homônimos perfeitos: vocábulos com pronúncia e
grafia idênticas (homófonos e homógrafos). Ex.:
São: 3ª
p. p. do verbo ser. - Eles são inteligentes.
São:
sadio. - O menino, felizmente, está são.
São:
forma reduzida de santo. - São José é meu santo protetor.
- Homônimos imperfeitos: vocábulos com pronúncia
igual (homófonos), mas com grafia diferente (heterógrafos). Ex.:
Cessão:
ato de ceder, cedência
Seção ou
secção: corte, subdivisão, parte de um todo
Sessão:
espaço de tempo em que se realiza uma reunião
- Parônimos: vocábulos ou expressões que apresentam
semelhança de grafia e pronúncia, mas que diferem no sentido. Ex.:
Cavaleiro: homem a cavalo
Cavalheiro: homem gentil
1)
Assinale o item em que se trocou, ou não, o emprego adequado de uma das
palavras homófonas.
A)
Ele trabalha na oitava seção (sessão, seção, cessão) da primeira zona
eleitoral.
B) Na
repartição todos o taxam (taxam, tacham) de relapso.
C)
Sua entrevista está inserta (inserta, incerta) nos maiores jornais do país.
D)
Desculpemos sua inexperiência, afinal todo jovem incipiente (incipiente,
insipiente) merece nossa compreensão.
E)
NDA
2)
Veja se há erro ou não na classificação à direita das palavras à esquerda.
Assinale-o se houver.
A)
Ratificar / retificar - Parônimos.
B)
Lima (fruta) / lima (objeto) - Homônimos.
C)
Seção /sessão / cessão - Homófonas.
D)
Infligir / infrigir - Homógrafos.
E)
NDA
3)
Assinale, se houver, o item em que se trocou o termo adequado de acordo com o
sentido da 1a frase à esquerda.
A) O
valente herói não receia o perigo (intemerato)
B)
Não deviam transgredir a lei (infrigir)
C)
Por isso corrigi o texto (retifiquei)
D)
Deixou a pátria (emigrou)
E)
NDA
4)
Assinale, se houver, o item em que se teria trocado o emprego dos parônimos de
acordo com o sentido da frase.
A) A
medida não sortiu efeito.
B)
Respondeu com acerto à pergunta.
C)
Tal fato não me passou desapercebido.
D) O
fim do ano está iminente.
E)
NDA
5)
Assinale, se ocorrer ou não, erro em alguns dos itens abaixo em relação à
grafia das homófonas.
A)
Pagou a taxa de serviço ontem.
B)
Tacharam-no de corrupto.
C)
Pregue a tacha com este martelo.
D) Os
dicionários registram tacho (subst.) como vaso de metal.
E)
NDA
6)
Assinale o item em que ocorre, ou não, erro no emprego das homófonas há, a.
A) Já
estou em Brasília há 25 anos.
B)
Daqui a dois meses ele voltará.
C) Já
iniciamos a sessão há quinze minutos.
D)
Ele devia ter avisado há mais tempo.
E)
NDA
7)
Idem para há cerca de, a cerca de, acerca.
A)
Não falarei acerca desse assunto.
B)
Falaram de um assunto acerca do qual nada sabia.
C)
Cerca de dez mil pessoas assistiram ao comício.
D) Há
cerca de dez anos me aposentei.
E)
NDA
8)
Assinale, se houve erro ou não, na classificação semântica das palavras abaixo.
A)
Deferir/diferir - parônimas.
B)
Expiar/espiar - homófonas.
C) O
acordo/eu acordo - homônimas.
D)
Concordância/discordância - antônimas.
E)
NDA
9)
Assinale o item em que há erro, ou não, no emprego de parônimas de acordo com o
sentido.
A) O
médico proscreveu rigorosa dieta.
B) O
sinônimo de confirmar é ratificar.
C) A
empresa é nova, por isso os serviços estão incipientes.
D) É
um político notável digno de nosso preito.
E)
NDA
10)
Em "ilidir a sentença" o significado da expressão em aspas é:
A)
aceitar.
B)
refutar.
C)
confirmar
D)
ocultar.
E)
NDA
11. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras
que aparecem entre parênteses:
a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem) ;
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito);
e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).
a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem) ;
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito);
e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).
12. Marque a frase que se
completa com o segundo elemento do parênteses:
a) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem);
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos);
c) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou);
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante);
e) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).
13. Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:
a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas);
b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);
d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava);
e) Quando foi realizado o último ________ ? (censosenso).
14. Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:
a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico);
b) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso);
d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
e) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).
15.Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por:
a) apreciou;
b) arquivou;
c) despachou favoravelmente;
d) invalidou;
e) despachou negativamente.
16.As idéias liberais saíram incólumes, ainda que se pensasse que seriam dilapidadas, completamente. Os termos grifados são antônimos, respectivamente de:
a) arrasadas - dilaceradas;
b) intactas - arrasadas;
c) intactas - dilaceradas;
d) depauperadas - prestigiadas;
e) N.R.A.
17.Complete as lacunas com a expressão correta (entre parênteses):
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);
a) cervo – cartuxos – área;
b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área;
d) servo – cartuchos – área;
e) servo – cartuchos – aria.
18. Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:
É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
a) segar – buxo – chá;
b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;
d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.
19.O __________ (emérito-imérito) causídico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão:
a) emérito – delatou – iminência;
b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência;
d) imérito – delatou – iminência;
e) emérito – dilatou – eminência.
20.O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (incerto-inserto).
a) extrato – xeque – inserto;
b) estrato – cheque – incerto;
c) extrato – cheque – inserto;
d) estrato – xeque – incerto;
e) extrato – xeque – incerto.
21.Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):
“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã
caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”
a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.
22. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“Estou ________ de que tais _______ deveriam ser _______ a bem da moralidade do serviço público.”
a) cônscio – privilégios – extintos;
b) côncio – privilégios – estintos;
c) cônscio – privilégios – estintos;
d) côncio – previlégios – estintos;
e) cônscio – previlégios – extintos.
23. Observe as orações seguintes:
I - Por que não apontas a vendedora por que foste ludibriado?
II - A secretária não informa por que linha, de ônibus chega-se ao escritório.
III - Por que será que o governo não divulga o porquê da inflação.
Há erro na grafia:
a) na I apenas;
b) em duas apenas;
c) na II apenas;
d) na III apenas;
e) em nenhuma.
24.Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):
“_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”
a) aonde – estadia – estada – onde;
b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde;
d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.
25. Leia as frases abaixo:
1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.
Escolha a alternativa que oferece a seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes:
a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .
26. Indique a alternativa que contém a seqüência necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação ao futuro da vida na terra.”
a) espectativa – tensão – exitante;
b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante;
d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.
27. Complete corretamente as lacunas:
“O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;
a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrações – conserto;
e) tráfico – infrações – infrações – concerto.
a) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem);
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos);
c) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou);
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante);
e) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).
13. Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:
a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas);
b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);
d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava);
e) Quando foi realizado o último ________ ? (censosenso).
14. Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:
a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico);
b) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso);
d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
e) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).
15.Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por:
a) apreciou;
b) arquivou;
c) despachou favoravelmente;
d) invalidou;
e) despachou negativamente.
16.As idéias liberais saíram incólumes, ainda que se pensasse que seriam dilapidadas, completamente. Os termos grifados são antônimos, respectivamente de:
a) arrasadas - dilaceradas;
b) intactas - arrasadas;
c) intactas - dilaceradas;
d) depauperadas - prestigiadas;
e) N.R.A.
17.Complete as lacunas com a expressão correta (entre parênteses):
“O _______ (cervo - servo) prendia-se nos arbustos, fugindo dos _______ (cartuchos - cartuxos) que pipocavam por toda a _______ (área - aria);
a) cervo – cartuxos – área;
b) servo – cartuchos – aria;
c) cervo – cartuchos – área;
d) servo – cartuchos – área;
e) servo – cartuchos – aria.
18. Complete as lacunas, com a expressão necessária, que consta nos parênteses:
É necessário ________ (cegar-segar) os galhos salientes do _______ (bucho-buxo), de modo a que se possa fazer _____ (xá-chá) com as folhas mais novas.”
a) segar – buxo – chá;
b) segar – bucho – xá;
c) cegar – buxo – xá;
d) cegar – bucha – chá;
e) segar – bucha – xá.
19.O __________ (emérito-imérito) causídico ____________ (dilatou-delatou) o plano de fuga do meliante, que se encontrava na __________(eminência-iminência) de escapar da prisão:
a) emérito – delatou – iminência;
b) imérito – dilatou – eminência;
c) emérito – dilatou – iminência;
d) imérito – delatou – iminência;
e) emérito – dilatou – eminência.
20.O ________ (extrato-estrato) da conta bancária é, por si só, insuficiente para cobrir o _________(cheque-xeque), ainda que haja algum capital (incerto-inserto).
a) extrato – xeque – inserto;
b) estrato – cheque – incerto;
c) extrato – cheque – inserto;
d) estrato – xeque – incerto;
e) extrato – xeque – incerto.
21.Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):
“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem,pois sua irmã
caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus, dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”
a) mau - mal - mais - mas;
b) mal - mal - mais - mais;
c) mal - mau - mas - mais;
d) mal - mau -mas - mas;
e) mau - mau - mas - mais.
22. Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“Estou ________ de que tais _______ deveriam ser _______ a bem da moralidade do serviço público.”
a) cônscio – privilégios – extintos;
b) côncio – privilégios – estintos;
c) cônscio – privilégios – estintos;
d) côncio – previlégios – estintos;
e) cônscio – previlégios – extintos.
23. Observe as orações seguintes:
I - Por que não apontas a vendedora por que foste ludibriado?
II - A secretária não informa por que linha, de ônibus chega-se ao escritório.
III - Por que será que o governo não divulga o porquê da inflação.
Há erro na grafia:
a) na I apenas;
b) em duas apenas;
c) na II apenas;
d) na III apenas;
e) em nenhuma.
24.Complete as lacunas com (estada / estadia /onde / aonde):
“_______ quer que eu me hospede, procuro logo saber o preço da _______, quanto custa a _______de um carro alugado, bem como _______ se possa ir à noite.”
a) aonde – estadia – estada – onde;
b) onde – estada – estadia – aonde;
c) onde – estadia – estada – aonde;
d) aonde – estada – estadia – onde;
e) onde – estadia – estadia – aonde.
25. Leia as frases abaixo:
1 - Assisti ao ________ do balé Bolshoi;
2 - Daqui ______ pouco vão dizer que ______ vida em Marte.
3 - As _________ da câmara são verdadeiros programas de humor.
4 - ___________ dias que não falo com Alfredo.
Escolha a alternativa que oferece a seqüência correta de vocábulos para as lacunas existentes:
a) concerto – há – a – cessões – há;
b) conserto – a – há – sessões – há;
c) concerto – a – há – seções – a;
d) concerto – a – há – sessões – há;
e) conserto – há – a – sessões – a .
26. Indique a alternativa que contém a seqüência necessária para completar as lacunas abaixo:
“A ______ de uma guerra nuclear provoca uma grande _______ na humanidade e a deixa _______com relação ao futuro da vida na terra.”
a) espectativa – tensão – exitante;
b) espectativa – tenção – hesitante;
c) expectativa – tensão – hesitante;
d) expectativa – tensão – hezitante;
e) espectativa – tenção – exitante.
27. Complete corretamente as lacunas:
“O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________,muitas delas, completamente sem _________ ;
a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrações – conserto;
e) tráfico – infrações – infrações – concerto.
Vícios de Linguagem
Ao contrário das figuras de
linguagem, que representam realce e beleza às mensagens emitidas, os vícios
de linguagem são
palavras ou construções que vão de encontro às normas gramaticais. Os vícios de
linguagem costumam ocorrer por descuido, ou ainda por desconhecimento das
regras por parte do emissor. Observe:
Pleonasmo Vicioso ou Redundância
Diferentemente do pleonasmo tradicional,
tem-se pleonasmo vicioso quando há repetição desnecessária de uma informação na
frase.
Exemplos:
Entrei para dentro de casa quando começou a anoitecer.
Hoje fizeram-me uma surpresa inesperada.
Encontraremos outra alternativa para esse problema.
Hoje fizeram-me uma surpresa inesperada.
Encontraremos outra alternativa para esse problema.
Observação: o pleonasmo é considerado vício
de linguagem quando usado desnecessariamente, no entanto, quando usado para
reforçar a mensagem, constitui uma figura de linguagem.
Barbarismo
É o desvio da norma
que ocorre nos seguintes níveis:
1) Pronúncia
a) Silabada: erro na pronúncia do
acento tônico.
Por Exemplo: Solicitei à cliente
sua rúbrica. (rubrica)
b) Cacoépia: erro na pronúncia dos
fonemas.
Por Exemplo: Estou com poblemas a resolver. (problemas)
c) Cacografia: erro na grafia ou na
flexão de uma palavra.
Exemplos:
Eu advinhei
quem ganharia o concurso. (adivinhei)
O segurança deteu aquele homem. (deteve)
O segurança deteu aquele homem. (deteve)
2) Morfologia
Exemplos:
Se eu ir aí, vou me atrasar. (for)
Sou a aluna mais maior da turma. (maior)
Sou a aluna mais maior da turma. (maior)
3) Semântica
Por Exemplo: José comprimentou seu vizinho ao sair de casa.
(cumprimentou)
4) Estrangeirismos
Considera-se
barbarismo o emprego desnecessário de palavras estrangeiras, ou seja, quando já
existe palavra ou expressão correspondente na língua.
Exemplos:
O show é hoje! (espetáculo)
Vamos tomar um drink? (drinque)
Vamos tomar um drink? (drinque)
Solecismo
É o desvio de
sintaxe, podendo ocorrer nos seguintes níveis:
1) Concordância
Por Exemplo: Haviam muitos alunos naquela
sala. (Havia)
2) Regência
Por Exemplo: Eu assisti o filme em casa. (ao)
3) Colocação
Por Exemplo: Dancei tanto na festa
que não aguentei-me em pé. (não me aguentei em pé)
Ambiguidade ou
Anfibologia
Ocorre quando, por
falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.
Exemplos:
Ana disse à amiga que seu namorado havia chegado. (O namorado é
de Ana ou da amiga?)
O pai falou com o filho caído no chão. (Quem estava caído no chão? Pai ou filho?)
O pai falou com o filho caído no chão. (Quem estava caído no chão? Pai ou filho?)
Cacofonia
Ocorre quando a
junção de duas ou mais palavras na frase provoca som desagradável ou palavra
inconveniente.
Exemplos:
Uma mão lava outra. (mamão)
Vi ela na esquina. (viela)
Dei um beijo na boca dela. (cadela)
Vi ela na esquina. (viela)
Dei um beijo na boca dela. (cadela)
Eco
Ocorre quando há
palavras na frase com terminações iguais ou semelhantes, provocando
dissonância.
Por Exemplo: A divulgação da promoção não causou comoção na população.
Hiato
Ocorre quando há uma
sequência de vogais, provocando dissonância.
Exemplos:
Eu a amo.
Ou eu ou a outra ganhará o concurso.
Ou eu ou a outra ganhará o concurso.
Colisão
Ocorre quando há
repetição de consoantes iguais ou semelhantes, provocando dissonância.
Por Exemplo: Sua saia sujou.
EXERCÍCIOS
1.) Em todas as frases abaixo, há solecismos; corrija-os:
a) Via-se, no quintal, algumas
crianças brincando de roda.
b)
Fazem dois meses que os funcionários do correio estão em greve.
c)
Quando chegamos na cidade, começou a chover.
d)
Vou visitar-lhe amanhã, não saia de casa.
e)
Pode faltar, no máximo, dez minutos para o início do concerto.
f)
Perdoa-os, porque não sabem o que fazem.
g)
Devia ser dez horas quando o encontramos.
h)
Existe nesta cidade poucas pessoas que sabem falar inglês.
i) Pode restar, quando muito, duas vagas
para este curso.
j)
Devem haver poucos recursos para realizar esta obra.
2.)
Complete as lacunas das frases abaixo com uma das formas indicadas entre
parênteses:
a) Hoje realmente foi um dia ________. (azíago/aziago)
b)
Ele é um homem _______________. (avaro/ávaro)
c)
Ele chegou de ______________. (supetão/sopetão)
d)
Não tolero mais sua _____________. (indiscreção/indiscrição)
e)
Logo percebi seu sorriso de ________. (escárneo/escárnio)
f)
Ele revelou-se um homem muito ______________. pretencioso/pretensioso)
g)
Não há ________________ quanto à gravidade do problema. (consenso/com senso)
h)
A ________________ racial é odiosa. (descriminação/discriminação)
i)
A sua ______________ era participar do julgamento. (intenção/intensão)
j)
Quando soube que ia _____________ na noite seguinte, ficou muito nervoso.
(estrear/estriar)
k)
O diretor pretende _____________ sua petição, pois concorda com seus
argumentos. (deferir/diferir)
l)
Ele foi ________________ pelos concorrentes que não se conformavam com a perda
daquela empreitada. (distratado/destratado)
m)
O lutador ______________ um golpe potente. (disferiu/desferiu)
n)
Pelo resultado do último _________, sabe-se que esta cidade vem aumentando
gradativamente sua população. (senso/ censo)
3.)
Em “Vamos adiar para depois a discussão deste contrato” ocorre
um dos seguintes vícios de linguagem:
a) solecismo de regência
b)
barbarismo
c)
pleonasmo
d)
solecismo de concordância
4.)
Aponte o vício de linguagem seguindo legenda.
a – pleonasmo d
– eco
b
– anfibologia e – colisão
c
– cacófato f – hiato
( )
“Vai o aio à aula.” (C. Pereira)
( )
Saio eu ou outro sai?
( )
Somente o padre Clemente rezava piedosamente.
( )
Dividi a figura em duas metades iguais.
( )
Há alguns anos atrás não havia televisão.
( )
Esta situação, como a concebo, não pode durar muito.
( )
Pensei pedir perdão ao padre mas desisti.
( )
Ela se sentiria insegura se soubesse o segredo.
( )
Que receios ela tinha?
( )
Sei muito bem que José é ébrio.
( )
Pedro encontrou seu amigo que perdeu seu relógio.
( )
Os alunos entraram para dentro e o professor saiu para fora.
( )
“Mimosas asas azuis...” (M. de Assis)
( )
Não se acha chá na chácara.
( )
Visitei a casa de minha amiga que dá os fundos dela para o mar.
5.)
Assinale a alternativa cujas proposições apresentam infração à norma culta,
entre os chamados vícios de linguagem.
I. Fazem
três anos que tento passar no concurso.
II. O
estudante entregou a pesquisa com atraso.
III. Paguei
vinte reais por cada.
IV. Não se esqueçam de colocar
sua rubrica em cada página da prova.
V. Ela
tinha muito afazeres.
a) I, III,
IV c)
II, IV
b) I, III, V d)
II, III, V
6.)
Assinale a alternativa em que todas as proposições apresentam ambiguidade:
I. O
Avaí venceu o Figueirense jogando em casa.
II. O
pai viu o incêndio do prédio.
III. No
momento, meu sentimento é de desolação.
IV. Vi
uma foto sua no aeroporto.
V. Vi com
meus próprios olhos a terrível cena do acidente aéreo.
a) II, III, V c) III, IV, V
b) II,
III, d)
I, II, IV
Tópico:
Literatura
1) Defina: Pré – Modernismo
2)
Pesquisar
vida e obra de cada autor que se destacou
neste movimento?
3)
Cite a
temática de cada uma das obras.
4)
Como foi
o contexto dessa época no Brasil?
5)
Resumir
as obras: Os sertões, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Urupês.
6)
Comente:
os sertões é uma obra híbrida.
7)
O que foi
o “Falar português” de Lima Barreto?
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