terça-feira, 9 de setembro de 2014

ANÁLISE DE FILME - EM DANÇAR

Vem dançar – filme visto com o 9º ano
Avaliação do filme visto – aluno (a):_______________________________________________
1.     Marque v ou f no que se refere ao filme “Vem Dançar”.
(     )  é um filme baseado em fatos reais.
(     ) trabalha valores;
(     ) Possui passagens realistas;
(     ) possui final trágico;
(     ) é uma história que valoriza a educação no trato com as pessoas;
(     ) no filme a dança é a forma da expressão da literatura;
(     ) há um desejo de superação das personagens;
(     ) percebeu – se preconceito;
2) Marque a alternativa abaixo que corresponde à alternativa correta.
a)     V,V.V.F.V.V.V.V;
b)     V.F.V,F.V.V.V.V;
c)     F.F.F.F.V.V.V.V;
d)     V.V.V.V.F.F.F.F;
e)     V. V.V.F.F.V.F;
f)      V.F.V.F.F.V.V.F;
g)     V.V.V.V.F.V.F.V;


3.     A exploração da sensualidade é uma das características marcantes do  filme. Aponte cenas em que isso aconteceu.
4.     Escreva a sinopse do filme. (200 palavras)
5.     Circule as conjunções no texto que você escreveu e classifique – as.
6.     No inicio do filme, percebeu – se que os alunos da detenção eram abandonados e ninguém queria trabalhar com eles. Fale sobre a mudança ocorrida depois que começaram a ter aulas de dança.
7.     Você concorda que a arte muda as pessoas? Justifique citando um exemplo.
8.     Houve um momento no filme em que percebeu – se o envolvimento de uma das personagens com as drogas.   Reescreva a cena.
9.     Escreva uma notícia com cada manchete abaixo.
      
 PRESOS DOIS TRAFICANTES DE DROGAS EM TIMÓTEO – MG.
ALUNA DA ESCOLA DE CÓRREGO NOVO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM 2014.
10.   Que tipo de linguagem foi utilizada em seu texto?  A) conotativa;  B) denotativa. Justifique. O texto é literário ou não - literário? por quê?
11.   Crie um texto com 10 linhas em que você use a linguagem denotativa. Tema: violência.
12.  Aponte as cenas em que você percebeu preconceito no filme visto.
13. Descreva cenas do filme em que se observou perseverança.
14. Cite os nomes de pelo menos 5 filmes vistos por você, que abordem histórias interessantes. Conte um pouco de cada um.
15) Houve um momento no filme em que se percebeu discussão em família. Descreva essa cena.


ESTUDANDO OS ADVÉRBIOS - REVENDO COM O 9º

Classificação dos Advérbios

 

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias que expressam. Os advérbios expressam:
Advérbios de lugar
Aqui, ali, aí, lá, cá, acolá, perto, longe, abaixo, acima, dentro, fora, além, adiante, distante, em cima, ao lado, à direita, à esquerda, em algum lugar, atrás, etc.
Advérbios de tempo
Agora, hoje, ontem, cedo, tarde, à tarde, à noite, já, no dia seguinte, amanhã, de manhã, jamais, nunca, sempre, antes, breve, de repente, de vez em quando, às vezes, imediatamente, etc.
Advérbios de intensidade
Muito, pouco, bastante, suficiente, demais, mais, menos, tão, etc.
Advérbios de modo
Bem, mal, assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade, rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em -mente), etc.
Advérbios de afirmação
Sim, realmente, deveras, certamente, sem dúvida, efetivamente, com certeza, de fato, etc.
Advérbios de negação
Não, absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
Advérbios de dúvida
Talvez, possivelmente, provavelmente, quiçá, etc.
Advérbios de interrogação
Onde, quando, como.
Muitas vezes, o advérbio é representado não pro uma única palavra, mas por um conjunto de palavras com o valor de advérbio.
Ex:      à direita, à esquerda, em vão, frente a frente, de maneira alguma, de propósito, de repente. 

A esse conjunto de palavras com valor de advérbio damos o nome de locução adverbial.

continuando com a conotação - poesia para leitura e declamação na turma - FELICIDADE

Meu nome é Felicidade.
Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser feliz!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje uma dádiva, por isso que é chamado de Presente.
Faço parte da daqueles que acreditam na Força do AMOR, que acreditam que para uma  história bonita não há ponto final.
Eu sou casada sabiam?? Sou casada com o Tempo.
Ah!!! O meu marido é lindo!
Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.
Ele reconstrói corações partidos, ele cura machucados, ele vence a tristeza... Junto tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria e o Amor.
A Amizade é a filha mais velha. Uma menina linda! Ela une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.
Asabedoria e o Tempo estão sempre juntos!
O caçula é o Amor.
Ah!! Como esse me dá trabalho!
È teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...
Eu vivo dizendo: Amor, você foi feito para morar em muitos corações, não apenas em um.
O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!
Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele. E aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!
Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:
TUDO NO FINAL DÀ CERTO, SE AINDA NÃO DEU, É PORQUE NÃO CHEGOU O FINAL.
Por isso acredite sempre na minha família.
Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria, e principalmente no Amor. Aí,  com certeza um dia, eu, a Felicidade, baterei em sua porta!!
Tenha Tempo para os seus sonhos, eles conduzem sua carruagem para as estrelas.
Tenha FÈ em DEUS!
Tenha um excelente dia!!
E não esqueça, SORRIA!!
O seu sorriso pode alegrar a vida dos que te cercam!
Auto Desconhecido

atividades do 8º ano - Estudo da Denotação e da conotação

LINGUAGEM DENOTATIVA E LINGUAGEM CONOTATIVA/  LINGUAGEM DENOTATIVA
Aprofundando conhecimentos sobre as atividades resolvidas no livro.    Texto :    de Guimarães Rosa, livro do 8º ano – Palavras e ideias - novela.

Quando o emissor busca objetividade de expressão da mensagem, utiliza a linguagem denotativa, com função referencial. As palavras são empregadas em seu significado (usual, literal, real), referindo-se a uma realidade concreta ou imaginária.

A denotação é encontrada em textos de natureza informativa, como textos jornalísticos ou científicos, visto que o emissor  busca informar objetivamente o receptor.

É comum na literatura brasileira os autores empregarem as palavras em  um outro  sentido, o conotativo (figurado). Todavia, é na poesia que isso ocorre com mais frequência,  embora não seja apenas na literatura e na poesia que a conotação aparece, mas também nos anúncios publicitários e até mesmo na linguagem do dia-a-dia.

Denotação de um termo é o seu emprego em sentido de dicionário.

É o emprego de palavras no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.

Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da crônica Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto, vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)"

 LINGUAGEM CONOTATIVA
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.

Exemplos:

A frieza do olhar não se esconde.

A lua nova é o sorriso do céu.

Exemplos de conotação: Os provérbios ou ditos populares são exemplos da linguagem de uso conotativo. Os trava – línguas também são exemplos de linguagem conotativa.

"Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências decorrentes dessa experiência".
"Em Casa de ferreiro, o espeto é de pau" é equivalente a que a pessoa faz favores fora de casa, para os outros, mas não faz em casa, para si mesma.

Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Os versos são conotativos.