ESTE É UM BLOG DEDICADO À EDUCAÇÃO, AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA. PARA ISSO, A INTERNET SE FAZ IMPORTANTE COMO UM RECURSO DIDÁTICO, A QUE GRANDE PARTE DOS JOVENS TEM ACESSO. ESTE BLOG É UM ESPAÇO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.P.T.A.N, DE CÓRREGO NOVO INTERAGIREM E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS.
sábado, 13 de setembro de 2014
terça-feira, 9 de setembro de 2014
ANÁLISE DE FILME - EM DANÇAR
Vem
dançar – filme visto com o 9º ano
Avaliação
do filme visto – aluno (a):_______________________________________________
1. Marque v ou f no que se refere ao filme “Vem Dançar”.
( ) é
um filme baseado em fatos reais.
( ) trabalha valores;
( ) Possui passagens realistas;
( ) possui final trágico;
( ) é uma história que valoriza a educação
no trato com as pessoas;
( ) no filme a dança é a forma da expressão
da literatura;
( ) há um desejo de superação das personagens;
( ) percebeu – se preconceito;
2) Marque a alternativa
abaixo que corresponde à alternativa correta.
a)
V,V.V.F.V.V.V.V;
b)
V.F.V,F.V.V.V.V;
c)
F.F.F.F.V.V.V.V;
d)
V.V.V.V.F.F.F.F;
e)
V.
V.V.F.F.V.F;
f)
V.F.V.F.F.V.V.F;
g)
V.V.V.V.F.V.F.V;
3. A
exploração da sensualidade é uma das características marcantes do filme. Aponte cenas em que isso aconteceu.
4. Escreva a sinopse do filme. (200 palavras)
5.
Circule
as conjunções no texto que você escreveu e classifique – as.
6.
No
inicio do filme, percebeu – se que os alunos da detenção eram abandonados e
ninguém queria trabalhar com eles. Fale sobre a mudança ocorrida depois que
começaram a ter aulas de dança.
7. Você
concorda que a arte muda as pessoas? Justifique citando um exemplo.
8. Houve
um momento no filme em que percebeu – se o envolvimento de uma das personagens
com as drogas. Reescreva a cena.
9. Escreva
uma notícia com cada manchete abaixo.
PRESOS DOIS TRAFICANTES DE DROGAS EM TIMÓTEO – MG.
ALUNA DA ESCOLA DE CÓRREGO NOVO É DESTAQUE NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM 2014.
10. Que
tipo de linguagem foi utilizada em seu texto? A) conotativa; B) denotativa. Justifique. O texto é literário ou não - literário? por quê?
11. Crie um texto com 10 linhas em que você use a
linguagem denotativa. Tema: violência.
12.
Aponte as cenas em que você percebeu preconceito no filme visto.
13. Descreva cenas do filme em que se observou perseverança.
14. Cite os nomes de pelo menos 5 filmes vistos por você, que abordem histórias interessantes. Conte um pouco de cada um.
15) Houve um momento no filme em que se percebeu discussão em família. Descreva essa cena.
13. Descreva cenas do filme em que se observou perseverança.
14. Cite os nomes de pelo menos 5 filmes vistos por você, que abordem histórias interessantes. Conte um pouco de cada um.
15) Houve um momento no filme em que se percebeu discussão em família. Descreva essa cena.
ESTUDANDO OS ADVÉRBIOS - REVENDO COM O 9º
Classificação dos
Advérbios
Os
advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias que expressam. Os
advérbios expressam:
Advérbios
de lugar
Aqui,
ali, aí, lá, cá, acolá, perto, longe, abaixo, acima, dentro, fora, além,
adiante, distante, em cima, ao lado, à direita, à esquerda, em algum lugar,
atrás, etc.
Advérbios
de tempo
Agora,
hoje, ontem, cedo, tarde, à tarde, à noite, já, no dia seguinte, amanhã, de
manhã, jamais, nunca, sempre, antes, breve, de repente, de vez em quando, às
vezes, imediatamente, etc.
Advérbios
de intensidade
Muito,
pouco, bastante, suficiente, demais, mais, menos, tão, etc.
Advérbios
de modo
Bem, mal,
assim, pior, melhor, depressa, devagar, à toa, às pressas, à vontade,
rapidamente, calmamente, infelizmente (e a maioria dos advérbios terminados em
-mente), etc.
Advérbios
de afirmação
Sim,
realmente, deveras, certamente, sem dúvida, efetivamente, com certeza, de fato,
etc.
Advérbios
de negação
Não,
absolutamente, tampouco, nunca, de modo algum, de forma alguma, etc.
Advérbios
de dúvida
Talvez,
possivelmente, provavelmente, quiçá, etc.
Advérbios
de interrogação
Onde,
quando, como.
Muitas
vezes, o advérbio é representado não pro uma única palavra, mas por um conjunto
de palavras com o valor de advérbio.
Ex: à direita, à
esquerda, em vão, frente a frente, de maneira alguma, de propósito, de
repente.
A esse
conjunto de palavras com valor de advérbio damos o nome de locução adverbial.
continuando com a conotação - poesia para leitura e declamação na turma - FELICIDADE
Meu nome é Felicidade.
Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser feliz!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje uma dádiva, por isso que é chamado de Presente.
Faço parte da daqueles que acreditam na Força do AMOR, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Eu sou casada sabiam?? Sou casada com o Tempo.
Ah!!! O meu marido é lindo!
Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.
Ele reconstrói corações partidos, ele cura machucados, ele vence a tristeza... Junto tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria e o Amor.
A Amizade é a filha mais velha. Uma menina linda! Ela une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.
Asabedoria e o Tempo estão sempre juntos!
O caçula é o Amor.
Ah!! Como esse me dá trabalho!
È teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...
Eu vivo dizendo: Amor, você foi feito para morar em muitos corações, não apenas em um.
O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!
Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele. E aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!
Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:
TUDO NO FINAL DÀ CERTO, SE AINDA NÃO DEU, É PORQUE NÃO CHEGOU O FINAL.
Por isso acredite sempre na minha família.
Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria, e principalmente no Amor. Aí, com certeza um dia, eu, a Felicidade, baterei em sua porta!!
Tenha Tempo para os seus sonhos, eles conduzem sua carruagem para as estrelas.
Tenha FÈ em DEUS!
Tenha um excelente dia!!
E não esqueça, SORRIA!!
O seu sorriso pode alegrar a vida dos que te cercam!
Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você, pois viver assim é ser feliz!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje uma dádiva, por isso que é chamado de Presente.
Faço parte da daqueles que acreditam na Força do AMOR, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Eu sou casada sabiam?? Sou casada com o Tempo.
Ah!!! O meu marido é lindo!
Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.
Ele reconstrói corações partidos, ele cura machucados, ele vence a tristeza... Junto tivemos três filhos:
A Amizade, a Sabedoria e o Amor.
A Amizade é a filha mais velha. Uma menina linda! Ela une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria, culta, íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.
Asabedoria e o Tempo estão sempre juntos!
O caçula é o Amor.
Ah!! Como esse me dá trabalho!
È teimoso, às vezes só quer morar em um lugar...
Eu vivo dizendo: Amor, você foi feito para morar em muitos corações, não apenas em um.
O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo!
Quando ele começa a fazer estragos, eu chamo logo o pai dele. E aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!
Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:
TUDO NO FINAL DÀ CERTO, SE AINDA NÃO DEU, É PORQUE NÃO CHEGOU O FINAL.
Por isso acredite sempre na minha família.
Acredite no Tempo, na Amizade, na Sabedoria, e principalmente no Amor. Aí, com certeza um dia, eu, a Felicidade, baterei em sua porta!!
Tenha Tempo para os seus sonhos, eles conduzem sua carruagem para as estrelas.
Tenha FÈ em DEUS!
Tenha um excelente dia!!
E não esqueça, SORRIA!!
O seu sorriso pode alegrar a vida dos que te cercam!
Auto Desconhecido
atividades do 8º ano - Estudo da Denotação e da conotação
LINGUAGEM DENOTATIVA E
LINGUAGEM CONOTATIVA/ LINGUAGEM
DENOTATIVA
Aprofundando
conhecimentos sobre as atividades resolvidas no livro. Texto :
de Guimarães Rosa, livro do 8º
ano – Palavras e ideias - novela.
Quando o emissor busca objetividade de expressão da
mensagem, utiliza a linguagem denotativa, com função referencial. As palavras são
empregadas em seu significado (usual, literal, real), referindo-se a uma
realidade concreta ou imaginária.
A denotação é encontrada em textos de natureza
informativa, como textos jornalísticos ou científicos, visto que o emissor busca informar objetivamente o receptor.
É comum na literatura brasileira os autores empregarem as
palavras em um outro sentido, o conotativo (figurado). Todavia, é
na poesia que isso ocorre com mais frequência, embora não seja apenas na literatura e na
poesia que a conotação aparece, mas também nos anúncios publicitários e até
mesmo na linguagem do dia-a-dia.
Denotação de um termo é
o seu emprego em sentido de dicionário.
É o emprego de palavras no seu sentido próprio, comum,
habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é
basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação
bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em
jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma
linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da
crônica Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto,
vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter
assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)"
LINGUAGEM CONOTATIVA
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido
incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes
é um sentido poético, fazendo comparações.
Exemplos:
A frieza do olhar não se esconde.
A lua nova é o sorriso do céu.
Exemplos de conotação: Os provérbios ou ditos populares
são exemplos da linguagem de uso conotativo. Os trava – línguas também são
exemplos de linguagem conotativa.
"Quem está na chuva é para se molhar" seria o
mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve
assumir todas as regras e consequências decorrentes dessa experiência".
"Em Casa de ferreiro, o espeto é de pau" é
equivalente a que a pessoa faz favores fora de casa, para os outros, mas não
faz em casa, para si mesma.
Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou
emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra,
frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada
palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são
apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata,
subjetiva. É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial,
que depende sempre do contexto. Os versos são conotativos.
Assinar:
Postagens (Atom)