quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Provas do vestibular ITA para pesquisas

ITA - Provas de Vestibulares Anteriores

www.vestibular.ita.br/provas.htm

Provas do Enem para estudos

Provas e gabaritos do enem

prova para resolução dos alunos do 3º ano

Questões avaliativas de Língua, Literatura e Redação/ série: 3º ano – 1ºbimestre
Aluno:
Data:
Escola:
Valor:
Nota:

Leia o texto, depois responda as proposições.

Texto para as questões de 1 a 3.

Suzana é diretora de escola da periferia de São Paulo que aparece no filme “Pro dia nascer feliz”, de João Jardim. A escola de Suzana é o retrato da desmotivação e dos conflitos que acarretam a evasão de alunos e a ausência de professores. A escola tem de ser reinventada, diz Suzana. O mundo está muito mais interessante lá fora. Jardim escapa do maniqueísmo, ao contrapor escolas da periferia ao colégio Santa Cruz, um dos mais tradicionais de São Paulo. Os problemas existem lá também, em níveis tão soturnos quanto os da periferia. Reinventar a escola, como sugere a professora Suzana, é tarefa que exige bem mais do que discursos em palanques.

                                          Plínio Fraga – Folha de São Paulo. São Paulo, 29/9/2006.

1)      Aponte  frase do texto que melhor justifica a falta de interesse dos alunos e a conseqüente evasão escolar.
a)      A escola de Suzana é o retrato da desmotivação e dos conflitos que acarretam a evasão dos alunos.
b)      A escola tem de ser reinventada.
c)      Os problemas existem lá também - em níveis tão soturnos quanto o das periferias.
d)     O mundo está mais interessante lá fora.
e)      Reinventar a escola é tarefa que exige bem mais do que discursos em palanques.

2)      De acordo com o texto, João Jardim não foi maniqueísta por que.

a)      Não se concentrou apenas na evasão dos alunos, mas também na dos professores;
b)      Examinou a situação das escolas sob o ponto de vista do bem e do mal;
c)      Analisou o problema da escola segundo a visão de diferentes níveis sociais;
d)     Deu a voz à diretora de uma escola de periferia;
e)      Teve a coragem de comparar um colégio tradicional a colégios da periferia.

3)      Em: os problemas existem também – em níveis tão soturnos quanto os da periferia, e os referem – se respectivamente a:
a)      escolas da periferia, problemas;
b)      colégio Santa Cruz, problemas;
c)      escolas da periferia, níveis;
d)     escolas da periferia, Colégio Santa Cruz
e)      Colégio Santa Cruz, Níveis.




4)      Sobre a  obra de Lima Barreto “ Triste fim de Policarpo Quaresma”, marque v ou f.
(  )  é uma autobiografia;
(  ) possui como temática principal o gosto pelos instrumentos populares, como o violão.
(  ) é um romance;
(  ) o sargento quaresma era um fanático;
(  ) é uma obra que possui características românticas.

5)      Na relação autor e obra abaixo, há uma opção que não está correta, marque e justifique.

(1)   urupês  -  Monteiro lobato
(2)   senhora -  José de Alencar(   ) estórias da  velha Totônia
(3)   vidas secas –  Graciliano Ramos
(4)   o quinze – Clarice Lispector
(5)   um lugar ao sol  - Érico Veríssimo. 

6)      Em relação à temática da obra, marque o que não for aceitável e justifique.

(a)    Em “Menino de Engenho” a temática principal é a chegada da maturidade de Carlos, personagem título.
(b)     Na obra “O quinze”, a temática é uma forte chuva que aconteceu na infância da autora.
(c)    Nas obras “A Hora da Estrela e Vidas Secas e A Pata da Gazela”,  percebe-se traços intertextuais, com textos da mesma época.
(d)   Todas as obras acima são autobiográficas;
(e)    Todas as alternativas acima estão corretas.