Questões avaliativas
de Língua, Literatura e Redação/ série: 3º ano – 1ºbimestre
Aluno:
Data:
Escola:
Valor:
Nota:
Leia o texto, depois responda as proposições.
Texto para as questões de 1 a 3.
Suzana é diretora de escola da
periferia de São Paulo que aparece no filme “Pro dia nascer feliz”, de João
Jardim. A escola de Suzana é o retrato da desmotivação e dos conflitos que
acarretam a evasão de alunos e a ausência de professores. A escola tem de ser
reinventada, diz Suzana. O mundo está muito mais interessante lá fora. Jardim
escapa do maniqueísmo, ao contrapor escolas da periferia ao colégio Santa Cruz,
um dos mais tradicionais de São Paulo. Os problemas existem lá também, em
níveis tão soturnos quanto os da periferia. Reinventar a escola, como sugere a
professora Suzana, é tarefa que exige bem mais do que discursos em palanques.
Plínio Fraga – Folha
de São Paulo. São Paulo, 29/9/2006.
1)
Aponte frase
do texto que melhor justifica a falta de interesse dos alunos e a conseqüente
evasão escolar.
a) A
escola de Suzana é o retrato da desmotivação e dos conflitos que acarretam a
evasão dos alunos.
b) A
escola tem de ser reinventada.
c) Os
problemas existem lá também - em níveis tão soturnos quanto o das periferias.
d) O
mundo está mais interessante lá fora.
e) Reinventar
a escola é tarefa que exige bem mais do que discursos em palanques.
2)
De acordo com o texto, João Jardim não foi
maniqueísta por que.
a) Não
se concentrou apenas na evasão dos alunos, mas também na dos professores;
b) Examinou
a situação das escolas sob o ponto de vista do bem e do mal;
c) Analisou
o problema da escola segundo a visão de diferentes níveis sociais;
d) Deu
a voz à diretora de uma escola de periferia;
e) Teve
a coragem de comparar um colégio tradicional a colégios da periferia.
3)
Em: os problemas existem lá também – em
níveis tão soturnos quanto os da periferia, lá e os
referem – se respectivamente a:
a) escolas
da periferia, problemas;
b) colégio
Santa Cruz, problemas;
c) escolas
da periferia, níveis;
d) escolas
da periferia, Colégio Santa Cruz
e) Colégio
Santa Cruz, Níveis.
4)
Sobre a obra
de Lima Barreto “ Triste fim de Policarpo Quaresma”, marque v ou f.
(
) é uma autobiografia;
(
) possui como temática principal o gosto pelos instrumentos populares,
como o violão.
(
) é um romance;
(
) o sargento quaresma era um fanático;
(
) é uma obra que possui características românticas.
5)
Na relação autor e obra abaixo, há uma opção que
não está correta, marque e justifique.
(1) urupês - Monteiro
lobato
(2) senhora
- José de Alencar( ) estórias da velha Totônia
(3) vidas
secas – Graciliano Ramos
(4) o
quinze – Clarice Lispector
(5) um
lugar ao sol - Érico Veríssimo.
6)
Em relação à temática da obra, marque o que não for
aceitável e justifique.
(a)
Em “Menino de Engenho” a temática principal é a chegada
da maturidade de Carlos, personagem título.
(b)
Na obra “O
quinze”, a temática é uma forte chuva que aconteceu na infância da autora.
(c)
Nas obras “A Hora da Estrela e Vidas Secas e A Pata da
Gazela”, percebe-se traços
intertextuais, com textos da mesma época.
(d)
Todas as obras acima são autobiográficas;
(e)
Todas as alternativas acima estão corretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário