Atividades de revisão
do 1º bimestre
Série: 1º ano –
valor:_____/ Nota:_______
Assunto: linguagem e
comunicação.
1)
Cite
os elementos principais da comunicação.
2)
Monte
o esquema da comunicação.
3)
Defina:
emissor e receptor.
4)
Polifonia
discursiva, o que é?
5)
Quais
são os tipos de variação de linguística?
6)
Defina:
níveis de linguagem.
7)
Quais
as funções da linguagem? Caracterize cada uma delas, dando um exemplo
plausível.
8) Crie situações de comunicação seguindo as orientações:
a)
Um
palestrante inglês falando a alunos brasileiros de ensino fundamental ou médio,
que não conhecem o código.
b)
Um
médico usando linguagem técnica com um senhor que não concluiu os estudos.
c)
Um
aluno do 3º ano do ensino médio tentando fazer monitoria em Matemática a alunos
da mesma série, desinteressados.
d)
Um
professor dando aula e um carro de som passando no exato momento ou parado em
frente à escola.
e)
Dois
alunos do 9º ano conversando na hora do recreio um assunto de interesse de
ambos.
9)
Os trechos abaixo retratam a fala de jovens
sobre sua própria linguagem:
·
A gíria é
um meio muito legal de se comunicar, é irado falar de um jeito que os
professores e o pessoal lá de casa não entendem. (Gabriel, 14 anos).
·
O “tipo
assim” é o espaço que a gente usa pra pensar as palavras. (Marco,
15 anos)
·
A gente
não fala mais “é uma brasa, mora!”, que era moda nos tempos do meu pai. No
lugar disso, falamos outras coisas. (Daniela, 16 anos).
·
Cara, eu
também sei falar formalmente, mas não gosto. Não me dirijo ao padre do colégio
com um aí, velhinho!(Victor,
17 anos)
A partir
da leitura dos trechos, diga se é falsa (F) ou verdadeira (V) cada uma das
afirmações:
a.( ) Na fala de Gabriel, percebe-se
que adultos e jovens usam a língua de forma igual.
b.( ) Segundo Marco, “tipo
assim” é uma forma de resumir uma informação.
c.( ) A fala de Daniela revela que a
língua não é um fato social estático, ao contrário, varia ao longo do
tempo.
d.( ) Victor sabe que o uso da língua
varia conforme o grau de intimidade entre as pessoas, ou seja, que usar
linguagem formal ou informal é questão de adequação à situação.
9)
Suponha que um aluno se dirige a um colega de classe nesses termos: “Venho respeitosamente solicitar-lhe que se
digne emprestar-me seu livro de matemática.” A atitude desse aluno se
assemelha à atitude do indivíduo que:
a.
( ) comparece ao baile de gala trajando
smoking.
b.
( ) vai à audiência com um juiz
trajando short e camiseta.
c.
( ) vai à praia de terno e gravata.
d.
( ) vai ao estádio de futebol de
chinelo e bermuda.
10) Aponte as
funções da linguagem presentes no fragmento.
EU TE AMO
Ah, se já perdemos a noção da hora,
Se juntos já jogamos tudo fora,
Me conta
agora como hei de partir…
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos
desvarios,
Rompi com o mundo, queimei meus navios,
Me diz pra onde é que inda posso ir…
(Tom Jobim e Chico Buarque)
11)
Parada para uso do dicionário. Exercício
sobre o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio
ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha
morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me
levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um
autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a
segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que
também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença
radical entre este livro e o Pentateuco.
Encontre os significados dos seguintes
vocábulos: (os que estejam de acordo)
a)
Memórias –
b)
Póstumas –
c)
Hesitei –
d)
Vulgar –
e)
Considerações –
f)
Campa-
g)
Galante –
h)
Introito
i)
Cabo –
j)
Pentateuco –
k)
Poria –
l)
Hei –
m)
Desvarios –
n)
Estático –
o)
Decrépito-
p)
Radical –
q)
Suposto -
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