sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

COMUNICAÇÃO


Atividades de revisão do 1º bimestre
Série: 1º ano – valor:_____/ Nota:_______
Assunto: linguagem e comunicação.
1)     Cite os elementos principais da comunicação.
2)     Monte o esquema da comunicação.
3)     Defina: emissor e receptor.
4)     Polifonia discursiva, o que é?
5)     Quais são os tipos de variação de linguística?
6)     Defina: níveis de linguagem.
7)     Quais as funções da linguagem? Caracterize cada uma delas, dando um exemplo plausível.

8)     Crie situações de comunicação seguindo as orientações:

a)     Um palestrante inglês falando a alunos brasileiros de ensino fundamental ou médio, que não conhecem o código.
b)    Um médico usando linguagem técnica com um senhor que não concluiu os estudos.
c)     Um aluno do 3º ano do ensino médio tentando fazer monitoria em Matemática a alunos da mesma série, desinteressados.
d)    Um professor dando aula e um carro de som passando no exato momento ou parado em frente à escola.
e)     Dois alunos do 9º ano conversando na hora do recreio um assunto de interesse de ambos.

9)      Os trechos abaixo retratam a fala de jovens sobre sua própria linguagem:
·         A gíria é um meio muito legal de se comunicar, é irado falar de um jeito que os professores e o pessoal lá de casa não entendem. (Gabriel, 14 anos).
·         O “tipo assim” é o espaço que a gente usa pra pensar as palavras. (Marco, 15 anos)
·         A gente não fala mais “é uma brasa, mora!”, que era moda nos tempos do meu pai. No lugar disso, falamos outras coisas. (Daniela, 16 anos).
·         Cara, eu também sei falar formalmente, mas não gosto. Não me dirijo ao padre do colégio com um aí, velhinho!(Victor, 17 anos)

A partir da leitura dos trechos, diga se é falsa (F) ou verdadeira (V) cada uma das afirmações:
a.(   ) Na fala de Gabriel, percebe-se que adultos e jovens usam a língua de forma igual.
b.(   ) Segundo Marco, “tipo assim” é uma forma de resumir uma informação.
c.(   ) A fala de Daniela revela que a língua não é um fato social estático, ao contrário, varia ao longo do tempo.
d.(   ) Victor sabe que o uso da língua varia conforme o grau de intimidade entre as pessoas, ou seja, que usar linguagem formal ou informal é questão de adequação à situação.

9) Suponha que um aluno se dirige a um colega de classe nesses termos: “Venho respeitosamente solicitar-lhe que se digne emprestar-me seu livro de matemática.” A atitude desse aluno se assemelha à atitude do indivíduo que:
a. (   ) comparece ao baile de gala trajando smoking.
b. (   ) vai à audiência com um juiz trajando short e camiseta.
c. (   ) vai à praia de terno e gravata.
d. (   ) vai ao estádio de futebol de chinelo e bermuda.

10)   Aponte as funções da linguagem presentes no fragmento.
EU TE AMO
Ah, se já perdemos a noção da hora,
Se juntos já jogamos tudo fora,
Me  conta agora como hei de partir…
Se, ao te conhecer, dei pra sonhar, fiz tantos desvarios,
Rompi com o mundo, queimei meus navios,
Me diz pra onde é que inda posso ir…
(Tom Jobim e Chico Buarque)

11)  Parada para uso do dicionário. Exercício sobre o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Encontre os significados dos seguintes vocábulos: (os que estejam de acordo)
a)     Memórias –
b)    Póstumas –
c)     Hesitei –
d)    Vulgar –
e)     Considerações –
f)     Campa-
g)    Galante –
h)     Introito
i)      Cabo –
j)      Pentateuco –
k)     Poria –
l)      Hei –
m)   Desvarios –
n)     Estático –
o)    Decrépito-
p)    Radical –
q)    Suposto -

Nenhum comentário: