terça-feira, 29 de julho de 2014

Atividade valendo nota - tipos textuais

A sombrinha -   Trabalho de Português – valor:_______________/ Nota:________________.


Tem menina que sonha em ter gato, cachorro, pra passear com eles na rua, na praça. Tem menino que sonha em ter cavalo, bicicleta. Pra apostar corrida, passear pelas estradas, descobrindo o mundo. Tem menina e menino que sonham em ter computador, nave espacial e até máquina do tempo para passear em Marte, Saturno, Plutão... e voltar contando como são as coisas por lá. O sonho de Gracinha, porém, passeava bem aqui na Terra mesmo, um pouquinho só, acima de sua cabeça. ...Sonhava com uma sombrinha... Uma sombrinha bem colorida, com desenhos de flor: rosa, margarida, lírio, gerânio, flor de maio. Se pudesse, flor de janeiro a dezembro: pra ficar o ano inteiro florida, passeando com a sombrinha pelo jardim de seus sonhos que nunca tinham fim. Tanto pediu, tanto esperou pela sombrinha que, no dia do seu aniversário, ela veio. 
E era igualzinha à que imaginara.   Com mais flores ainda. Algumas flores Gracinha nem conhecia. Agora era assim: passava o dia inteiro no terreiro da casa, debaixo do sol. Serelepe, espevitada, pulava e girava as flores da sombrinha, se confundindo com outras flores menos tontas. Na verdade, Gracinha mais parecia uma abelha em lua-de-mel. Mas estava acontecendo um grave problema: o jardim não era na frente da sua casa, e sim, no quintal.
Lá no fundo, bem no fundão, no meio de uns pés de jabuticaba enormes, umas goiabeiras gigantescas e umas mangueiras do mesmo jeito: — “Monstrengas, monstrolengas, monstromonstras...”, ela dizia, como se um anjinho poliglota, falador de muitas línguas, as estivesse soprando nas suas orelhas. Isso porque Gracinha também sonhava em ser professora de Português algum dia... Mesmo não sabendo exatamente o que significavam aquelas palavras que ela falava assim, de ouvido. Ou quem sabe, ser uma escritora, uma poeta? Mas o fato é que Gracinha não podia mostrar sua sombrinha para o mundo inteiro ver, nem fazer inveja nas colegas que passavam pela rua. Por quê? Porque, entre outros “porquês”, a mãe não deixava. — A rua é muito perigosa, Maria das Graças! Está cheia de monstros-monstrengos-monstrolengos, viu?! – dizia Dona Angelina, sua mãe.
Depois a mãe explicava que “monstros–monstrengos-monstrolengos” eram monstros-automóveis, monstros-caminhões, monstros-motocicleta e até monstros-ladrões-de-sombrinha.  Desse modo, nossa heroína teve que se contentar em mostrar a sombrinha apenas para o Lord, o cachorro que guardava a casa... e os passarinhos que bicavam as jabuticabas no quintal. Belo dia, enjoada de ficar sozinha no terreiro, inventou outro sonho para realizar com sua sombrinha. Para isso, ficou esperando a chuva cair. O tempo foi passando. Passou uma semana, duas e a chuva não veio. Dois meses se passaram, três... e nada de chuva. Gracinha então não esperou mais.
Entrou no banheiro, abriu o chuveiro e estreou sua sombrinha debaixo d'água. No meio daquela chuva particular, sem querer, fez o primeiro poema de sua
vida: Melhor um pássaro na chuva, debaixo do chuveiro, que dois pássaros sem chuva, no terreiro... Antonio Barreto.  Antonio Barreto é autor de Zoonário (Ed. Mercuryo Jovem, São Paulo www.ftd.com.br).

Interpretação:
1)     O texto é uma crônica. Justifique com as características apresentadas.
2)     Qual é a diferença entre o sonho dos meninos e das meninas e  de Gracinha?
3)     Em: “O sonho de Gracinha, porém, passeava bem aqui na Terra mesmo”. O trecho destacado sugere ideia de: B) LUGAR; B) MODO; C) INTENSIDADE; E) DÚVIDA; F) NEGAÇÃO.
4)     Descreva a sombrinha com que Gracinha sonhava de acordo com o texto. Como ela era?
5)     A palavra: ela, linha 10, refere – se a: __________________________.
6)     Coloque no plural o substantivo: lua-de-mel ____________________. Cite outros substantivos formados pelo mesmo processo que estão no texto: substantivos compostos.
7)     Retire do texto palavras que indicam lugar. Todas.
8)     Retire do texto palavras que indicam tempo. Todas.
9)     Transcreva do texto as frases com porquês.
10) “Mas estava acontecendo um grave problema”. Que problema era esse a que o autor se referiu no texto?
11) “Monstrengas, monstrolengas, monstromonstras”. A que essas palavras se referem no texto?
12) Qual era o sonho de Gracinha? Copie toda a parte que fala desse sonho.
13) Copie do texto os substantivos próprios: nomes de pessoas.

14)Os verbos a seguir  estão no infinitivo: terminam em: AR, ER, IR. CONSTRUA UMA FRASE CRIATIVA COM CADA UM DELES E RETIRE: SUJEITO E PREDICADO.
casar – ficar – escrever – partir – namorar – estudar – ler – entender – acelerar – fingir – derreter – assistir – defender – devolver – descrever – desmontar – discar – fugir – ver – apagar – definir – desenhar – envolver -

15) Conte as palavras do texto. __________________.
16) Retire do texto0 a referência.
17) procure no dicionário os significados de:
a) poliglota –                        b) bilíngue -                                     c) serelepe -                   d) espevitada –

18) Analise as frases retirando todos os termos:  sujeito, predicado, núcleo do sujeito, núcleo do predicado, verbo e objeto direto ou indireto.
a) Os mecânicos consertaram os carros.
b) Os pintores pintaram as casas.
c) Os alunos desenharam os muros da escola.
d) as meninas fizeram os exercícios.
e) O professor resolveu as questões.
19) Escreva a letra de uma música conhecida por você.


20) Ler atentamente o poema: “Meus oito anos” dos textos da Olimpíada e criar: 5 questões de múltipla escolha, 5 questões com pergunta e resposta e três com V ou V. (verdadeira ou falsa)
Atenção: fazer com atenção e deixar no caderno para ser corrigido e avaliado com nota.


Obs: Cada aluno deverá decorar uma estrofe.

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