A sombrinha - Trabalho de Português –
valor:_______________/ Nota:________________.
Tem menina que sonha em ter
gato, cachorro, pra passear com eles na rua, na praça. Tem menino que sonha em
ter cavalo, bicicleta. Pra apostar corrida, passear pelas estradas, descobrindo
o mundo. Tem menina e menino que sonham em ter computador, nave espacial e até
máquina do tempo para passear em Marte, Saturno, Plutão... e voltar contando
como são as coisas por lá. O sonho de Gracinha, porém, passeava bem aqui na
Terra mesmo, um pouquinho só, acima de sua cabeça. ...Sonhava com uma
sombrinha... Uma sombrinha bem colorida, com desenhos de flor: rosa, margarida,
lírio, gerânio, flor de maio. Se pudesse, flor de janeiro a dezembro: pra ficar
o ano inteiro florida, passeando com a sombrinha pelo jardim de seus sonhos que
nunca tinham fim. Tanto pediu, tanto esperou pela sombrinha que, no dia do seu
aniversário, ela veio.
E era igualzinha à que
imaginara. Com mais flores ainda.
Algumas flores Gracinha nem conhecia. Agora era assim: passava o dia inteiro no
terreiro da casa, debaixo do sol. Serelepe, espevitada, pulava e girava as
flores da sombrinha, se confundindo com outras flores menos tontas. Na verdade,
Gracinha mais parecia uma abelha em lua-de-mel. Mas estava acontecendo um grave
problema: o jardim não era na frente da sua casa, e sim, no quintal.
Lá no fundo, bem no fundão,
no meio de uns pés de jabuticaba enormes, umas goiabeiras gigantescas e umas
mangueiras do mesmo jeito: — “Monstrengas, monstrolengas, monstromonstras...”,
ela dizia, como se um anjinho poliglota, falador de muitas línguas, as
estivesse soprando nas suas orelhas. Isso porque Gracinha também sonhava em ser
professora de Português algum dia... Mesmo não sabendo exatamente o que
significavam aquelas palavras que ela falava assim, de ouvido. Ou quem sabe,
ser uma escritora, uma poeta? Mas o fato é que Gracinha não podia mostrar sua
sombrinha para o mundo inteiro ver, nem fazer inveja nas colegas que passavam
pela rua. Por quê? Porque, entre outros “porquês”, a mãe não deixava. — A rua é
muito perigosa, Maria das Graças! Está cheia de
monstros-monstrengos-monstrolengos, viu?! – dizia Dona Angelina, sua mãe.
Depois a mãe explicava que
“monstros–monstrengos-monstrolengos” eram monstros-automóveis, monstros-caminhões,
monstros-motocicleta e até monstros-ladrões-de-sombrinha. Desse modo, nossa heroína teve que se
contentar em mostrar a sombrinha apenas para o Lord, o cachorro que guardava a
casa... e os passarinhos que bicavam as jabuticabas no quintal. Belo dia,
enjoada de ficar sozinha no terreiro, inventou outro sonho para realizar com
sua sombrinha. Para isso, ficou esperando a chuva cair. O tempo foi passando.
Passou uma semana, duas e a chuva não veio. Dois meses se passaram, três... e
nada de chuva. Gracinha então não esperou mais.
Entrou no banheiro, abriu o
chuveiro e estreou sua sombrinha debaixo d'água. No meio daquela chuva
particular, sem querer, fez o primeiro poema de sua
vida: Melhor um pássaro na chuva, debaixo do
chuveiro, que dois pássaros sem chuva, no terreiro... Antonio Barreto. Antonio Barreto é autor de Zoonário (Ed.
Mercuryo Jovem, São Paulo www.ftd.com.br).
Interpretação:
1) O texto é uma crônica. Justifique com as características
apresentadas.
2) Qual é a diferença entre o sonho dos meninos e das
meninas e de Gracinha?
3) Em: “O sonho de Gracinha, porém, passeava bem aqui
na Terra mesmo”. O trecho destacado sugere ideia de: B) LUGAR; B)
MODO; C) INTENSIDADE; E) DÚVIDA; F) NEGAÇÃO.
4) Descreva a sombrinha com que Gracinha sonhava de
acordo com o texto. Como ela era?
5) A palavra: ela, linha 10, refere – se a:
__________________________.
6) Coloque no plural o substantivo: lua-de-mel
____________________. Cite outros substantivos formados pelo mesmo processo que
estão no texto: substantivos compostos.
7) Retire do texto palavras que indicam lugar. Todas.
8) Retire do texto palavras que indicam tempo. Todas.
9) Transcreva do texto as frases com porquês.
10) “Mas estava acontecendo um grave problema”. Que problema
era esse a que o autor se referiu no texto?
11) “Monstrengas, monstrolengas, monstromonstras”. A que
essas palavras se referem no texto?
12) Qual era o sonho de Gracinha? Copie toda a parte que
fala desse sonho.
13) Copie do texto os substantivos próprios: nomes de
pessoas.
14)Os
verbos a seguir estão no infinitivo:
terminam em: AR, ER, IR. CONSTRUA UMA FRASE CRIATIVA COM CADA UM DELES E RETIRE:
SUJEITO E PREDICADO.
casar – ficar – escrever – partir – namorar – estudar
– ler – entender – acelerar – fingir – derreter – assistir – defender –
devolver – descrever – desmontar – discar – fugir – ver – apagar – definir –
desenhar – envolver -
15) Conte as palavras do texto. __________________.
16) Retire do texto0 a referência.
17) procure no dicionário os significados de:
a) poliglota – b) bilíngue - c)
serelepe - d)
espevitada –
18) Analise as frases retirando todos os termos: sujeito, predicado, núcleo do sujeito, núcleo
do predicado, verbo e objeto direto ou indireto.
a) Os mecânicos consertaram os carros.
b) Os pintores pintaram as casas.
c) Os alunos desenharam os muros da escola.
d) as meninas fizeram os exercícios.
e) O professor resolveu as questões.
19) Escreva a letra de uma música conhecida por você.
20) Ler atentamente o poema: “Meus oito anos” dos
textos da Olimpíada e criar: 5 questões de múltipla escolha, 5 questões com
pergunta e resposta e três com V ou V. (verdadeira ou falsa)
Atenção:
fazer com atenção e deixar no caderno para ser corrigido e avaliado com nota.
Obs:
Cada aluno deverá decorar uma estrofe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário