terça-feira, 29 de julho de 2014

Atividades para 9º ano -



9º A – Atividades sobre textos
1) Reorganize na horizontal os dados bibliográficos abaixo formando referências.
a) Murilo Mendes. A vida de um homem bom. Ática, 2012, edição: 37ª, nº de páginas: 350, São Paulo.
b) Menino Grapiúna. Jorge Amado. Companhia das letras. 200 páginas. 3ª edição, Rio de Janeiro, 2011.
c) Helena. Machado de Assis. Rio de Janeiro, 2008. Editora ática, edição: 6ª. 199 páginas.
d) Eça, queiróz. O crime do Padre Amaro. 25ª. edição. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. 277 p.

Ler o texto abaixo e responder o que se pede sobre ele.

GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu a mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch
Nova York - Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova Iorque, onde vive seu pai. A odisséia de Edwin – que lembra a de Huckleberry Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme Central do Brasil – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa. A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova Iorque domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai.  Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27 no Aeroporto La Guardiã, em Nova York.  Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México.   De acordo com seu relato, em Matamoros, cidade mexicana perto da fronteira com o Texas, Edwin conquistou a simpatia de “coiotes”, como são conhecidos os contrabandistas de imigrantes para os EUA, que o transportaram de graça até o território americano. O preço normal cobrado por esses contrabandistas é de US$ 5 mil por pessoa, segundo advogados que trabalham para imigrantes ilegais. Ele foi deixado em Houston, de onde chegou a Miami. Ali, proprietários cubanos de um restaurante deram a ele roupas novas e pagaram sua passagem até Nova Iorque.  O garoto está agora sob a custódia da prefeitura de Nova Iorque. Sua história comoveu o prefeito Rudolph Giuliani, que garantiu ajuda a Edwin para que encontre o pai. (The New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA)
                                                                                                         (O Estado de S.Paulo)
2)  Agora, volte ao texto e responda em seu caderno:  O quê?  Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
3) Qual é o tipo de texto acima? ___________noticia___Qual é o seu objetivo?informar.
4) Retire do texto:
a) Todos os vocábulos que dão ideia de tempo e lugar.Mexico, Nova York, Texas, Miame, 15 horas, domingo, Guatemala, San Francisco de Yojoa.
b) Retire a referência do texto em estudo.
c) Escreva um pequeno texto que contenha todas as informações de uma notícia: use a manchete abaixo:

CARRO ATROPELA DOIS PEDESTRES NA RUA DAS FLORES EM IPATINGA

5) Em: Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México. A palavra destacada é um verbo que está:
a) no pretérito perfeito; b) no pretérito imperfeito;  c) no pretérito + que perfeito; d) no futuro.
6) Crie 5 discursos diretos passando – os para  indiretos. (está no caderno, basta consultar)

7) Os contos são textos de tradição oral, que passaram de geração a geração através do reconto.  Diferencie:
a) conto clássico;
b) conto moderno.
8)  Mude para a voz passiva as frases abaixo: 
a) O aluno Pedro do 9º ano apresentou um lindo livro.
b) O mecânico consertou o carro.
9) Descubra qual é o objeto direto nas frases abaixo:
a) Nós trouxemos o bilhete.
b) Eles cantam o Hino Nacional todas as tardes.
10) Diferencie: Narração em 1ª pessoa de narração em 3ª pessoa.
11) Defina: Narrador onisciente, Narrador – personagem e Narrador observador. (recorrer à apostila dada pelo professor)
11)  O texto, os desastres de Sofia, de Clarice Lispector se desenvolve sob que foco, 1ª ou 3ª pessoa? Justifique com passagens do texto.

Texto II — O menor abandonado
De acordo com dados colhidos pela CPI do Menor Abandonado, existiam no Brasil pelo menos 2 milhões de crianças e jovens abandonados, perambulando pelas ruas, no final da década de 1980. A Comissão concluiu que a única forma de combater o problema seria a criação de um programa que garantisse a profissionalização desses jovens e sua integração ao mercado de trabalho. Desde então, pouco foi feito nesse sentido e sabe-se que o problema cresceu em números absolutos, contribuindo para que vejamos nas ruas quantidade crescente de menores infratores, jovens prostitutas, traficantes de drogas e muitos outros tipos de delinquentes juvenis.

12) Produzir um texto com o assunto do texto 2.          15 linhas.



Nenhum comentário: