9º A – Atividades sobre textos
1) Reorganize na horizontal os dados
bibliográficos abaixo formando referências.
a)
Murilo Mendes. A vida de um homem bom. Ática, 2012, edição: 37ª, nº de páginas:
350, São Paulo.
b)
Menino Grapiúna. Jorge Amado. Companhia das letras. 200 páginas. 3ª edição, Rio
de Janeiro, 2011.
c)
Helena. Machado de Assis. Rio de Janeiro, 2008. Editora ática, edição: 6ª. 199
páginas.
d)
Eça, queiróz. O crime do Padre Amaro. 25ª. edição. Rio de Janeiro: Ediouro,
2000. 277 p.
Ler o texto abaixo e responder o que se
pede sobre ele.
GAROTO
VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu a mãe, irmão e avô
na passagem do furacão Mitch
Nova York - Só e desorientado, viajando
de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel
Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até
chegar a Nova Iorque, onde vive seu pai. A odisséia de Edwin – que lembra a de
Huckleberry Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto
do filme Central do Brasil – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San
Francisco de Yojoa. A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a
passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele
chegou a Nova Iorque domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se
com o pai. Grevi Sabillón Vasquez, pai
de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e
um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do
domingo dia 27 no Aeroporto La Guardiã, em Nova York. Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa
viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala
com o México. De acordo com seu relato,
em Matamoros, cidade mexicana perto da fronteira com o Texas, Edwin conquistou
a simpatia de “coiotes”, como são conhecidos os contrabandistas de imigrantes
para os EUA, que o transportaram de graça até o território americano. O preço
normal cobrado por esses contrabandistas é de US$ 5 mil por pessoa, segundo
advogados que trabalham para imigrantes ilegais. Ele foi deixado em Houston, de
onde chegou a Miami. Ali, proprietários cubanos de um restaurante deram a ele
roupas novas e pagaram sua passagem até Nova Iorque. O garoto está agora sob a custódia da
prefeitura de Nova Iorque. Sua história comoveu o prefeito Rudolph Giuliani,
que garantiu ajuda a Edwin para que encontre o pai. (The
New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA)
(O Estado de S.Paulo)
2) Agora, volte ao texto e responda em seu
caderno: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
3) Qual é o tipo de texto acima? ___________noticia___Qual
é o seu objetivo?informar.
4) Retire do texto:
a) Todos os vocábulos que dão ideia de tempo e lugar.Mexico, Nova York, Texas, Miame, 15 horas, domingo, Guatemala, San Francisco de Yojoa.
b) Retire a referência do texto em estudo.
c) Escreva um pequeno texto que contenha todas as
informações de uma notícia: use a manchete abaixo:
CARRO ATROPELA DOIS PEDESTRES NA RUA DAS FLORES EM
IPATINGA
5) Em: Cruzou a fronteira de
Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México. A palavra
destacada é um verbo que está:
a) no pretérito perfeito; b) no pretérito
imperfeito; c) no pretérito + que perfeito;
d) no futuro.
6) Crie 5
discursos diretos passando – os para
indiretos. (está no caderno, basta consultar)
7) Os contos são textos de tradição oral, que
passaram de geração a geração através do reconto. Diferencie:
a) conto clássico;
b) conto moderno.
8) Mude para a voz passiva as frases
abaixo:
a) O aluno Pedro do 9º ano apresentou um lindo livro.
b) O mecânico consertou o carro.
9) Descubra
qual é o objeto direto nas frases abaixo:
a) Nós trouxemos o bilhete.
b) Eles cantam o Hino Nacional todas as tardes.
10) Diferencie:
Narração em 1ª pessoa de narração em 3ª pessoa.
11) Defina:
Narrador onisciente, Narrador – personagem e Narrador observador. (recorrer à
apostila dada pelo professor)
11) O texto,
os desastres de Sofia, de Clarice Lispector se desenvolve sob que foco, 1ª ou
3ª pessoa? Justifique com passagens do texto.
Texto II —
O menor abandonado
De acordo com dados colhidos pela CPI do Menor
Abandonado, existiam no Brasil pelo menos 2 milhões de crianças e jovens
abandonados, perambulando pelas ruas, no final da década de 1980. A Comissão
concluiu que a única forma de combater o problema seria a criação de um
programa que garantisse a profissionalização desses jovens e sua integração ao
mercado de trabalho. Desde então, pouco foi feito nesse sentido e sabe-se que o
problema cresceu em números absolutos, contribuindo para que vejamos nas ruas
quantidade crescente de menores infratores, jovens prostitutas, traficantes de
drogas e muitos outros tipos de delinquentes juvenis.
12) Produzir um texto com o assunto do texto 2. 15 linhas.
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