domingo, 27 de julho de 2014

AVALIAÇÃO DO 9º ANO - 2º BIM.

      Escola Estadual PrESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES – 9º aNO   ______
AVALIAÇÃO GLOBAL DE PORTUGUÊS, LITERATURA E REDAÇÃO- 
                
 ALUNO (a): _______________________________ DATA: _____/___14

                                      VALOR:  10 PTOS.  NOTA: ______.                                   PROFESSOR: MARCELO


Texto para interpretação -
A chuva derrubou as pontes. A chuva transbordou os rios. A chuva molhou os transeuntes. A chuva encharcou as              praças. A chuva enferrujou as máquinas. A chuva enfureceu as marés. A chuva e seu cheiro de terra. A chuva com sua cabeleira. A chuva esburacou as pedras. A chuva alagou a favela. A chuva de canivetes. A chuva enxugou a sede. A chuva anoiteceu de tarde. A chuva e seu brilho prateado. A chuva de retas paralelas sobre a terra curva. A chuva destroçou os guarda-chuvas. A chuva durou muitos dias. A chuva apagou o incêndio. A chuva caiu. A chuva derramou-se. A chuva murmurou meu nome. A chuva ligou o pára-brisa. A chuva acendeu os faróis. A chuva tocou a sirene. A chuva com a sua crina. A chuva encheu a piscina. A chuva com as gotas grossas. A chuva de pingos pretos. A chuva açoitando as plantas. A chuva senhora da lama. A chuva sem pena. A chuva apenas. A chuva empenou os móveis. A chuva amarelou os livros. A chuva corroeu as cercas. A chuva e seu baque seco. A chuva e seu ruído de vidro. A chuva inchou o brejo. A chuva pingou pelo teto. A chuva multiplicando insetos. A chuva sobre os varais. A chuva derrubando raios. A chuva acabou a luz. A chuva molhou os cigarros. A chuva mijou no telhado. A chuva regou o gramado. A chuva arrepiou os poros. A chuva fez muitas poças. A chuva secou ao sol. Composição de Arnaldo Antunes.
1)       As ações expressas no texto estão:
a) no pretérito + que perfeito;
b) no pretérito perfeito;
c) no futuro do presente;
d) no pretérito imperfeito.

2) Explique: “A chuva senhora da lama”.



3) Ler o texto abaixo e responder o que se pede sobre ele.
Elenco: Freddie Highmore , Jonathan Rhys-Meyers , Keri Russell , Robin Williams , Terrence Howard , William Sadler.
Direção: Kirsten Sheridan
Gênero: Drama
Distribuidora: Europa Filmes
Estreia: 15 de Fevereiro de 2008
O jovem guitarrista irlandês (Jonathan Rhyes Meyers, de "Match Point") e uma exímia tocadora de Cello (Keri Russell, de "Missão:  Impossível 3") dividem uma noite mágica em Nova Iorque. O talentoso músico mirim August (Freddie Highmore, de "A Fantástica Fábrica de Chocolate") deixa o orfanato para encontrar os pais, pois foi separado deles em seu nascimento. Para isso terá a ajuda de um misterioso estranho (Robin Williams, de "Uma Noite no Museu" e "Férias no Trailer").
O texto acima classifica – se como:
a)            dissertação;   b)   sinopse;     c)artigo;    d) resenha.


4)  Leia atentamente os textos abaixo e indique D quando prevalecer a denotação e C quando prevalecer a conotação:
a) (   ) “O ano de 1948, em Pernambuco, foi marcado por um processo revolucionário, liderado por um Partido Liberal radical.”
b) (   ) “Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois – Recife das revoluções libertárias – Mas o Recife sem história nem literatura – Recife sem mais nada – Recife da minha infância”
c) (   ) “ depois de analisar os prontuários de 964 pessoas operadas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, o médico Cláudio Moura Lacerda de Melo, 31 anos, concluiu que seus colegas exageraram na requisição de exames radiológicos e de laboratório, ao mesmo tempo em que dão pouca atenção ao exame direto do paciente e a uma conversa com ele sobre o seu histórico de saúde”.
d) (   ) “Em todo triângulo, o quadrado de qualquer lado é igual a soma dos quadrados dos outros dois, menos o duplo produto destes dois lados pelo co- seno do ângulo que eles formam.
e) (   )“ A ciência que se constituiu em torno dos fatos da língua passou por três fases sucessivas antes de reconhecer seu verdadeiro e único objeto’’
f) (   ) “Tantas palavras / Que eu conhecia / E já não falo mais, jamais/ Quantas palavras/ Que ela adorava/ Saíram de cartaz”.

Marque a opção correta em relação às assertivas acima.

a)  D;D;D;D;D;C;
c)  C;C;D;C;D;C;
c) D;C;D;D;D; C;
d) D;C;D;C;D;D;

5) (CESGRANRIO) No trecho: “...fui obrigado a dá-lo de presente a um bandido, seu amigo, quando, provou que completara na véspera o seu vigésimo nono assassinato”.  Retire do enunciado um verbo no pretérito + que perfeito.

6)  (UNIMEP-SP) "Não fales! Não bebas! Não fujas!" Passando tudo para a forma afirmativa, teremos:
a)Fala! Bebe! Foge!
b)Fala! Bebe! Fuja!
c)Fala! Beba! Fuja!
d)Fale! Beba! Fuja!

7) (ETF-SP) Se ele ............ o requerimento, posso mostrar-lhe a prova quando............ .
a)troxer - querer
d)trouxer - querer
b)trouxer - quiser
d)trazer - quiser

8) “Você vai conseguir falar com gente que você nunca falou antes.”

A frase acima, em registro formal, corresponde a:

a)         Você vai conseguir falar com gente com quem nunca falou antes.
b)         Você vai conseguir falar com pessoas com as quais nunca falou antes.
c)         Você vai conseguir falar com pessoas que nunca falou antes.
d)         Você vai conseguir falar com gente com que nunca falou antes.

À LUA
Por que tens, por que tens olhos escuros
E mãos lânguidas, loucas e sem fim
Quem és, que és tu, não eu, e estás em mim
Impuro, como o bem que está nos puros?

Que paixão fez-te os lábios tão maduros
Num rosto como o teu criança assim
Quem te criou tão boa para o ruim
E tão fatal para os meus versos duros? (*)

Fugaz, com que direito tens-me presa
A alma que por ti soluça nua
E não és Tatiana e nem Teresa:

E és tampouco a mulher que anda na rua
Sem rumo, patética, indefesa
Ó minha branca e pequenina lua! (*)   Vinicius de Moraes

9) Coloque o esquema de rimas utilizado no poema acima.



10) O texto acima pode ser considerado um soneto? Por quê?



11) Escreva um poema seguindo a mesma estrutura do texto em estudo.




12) Quais são as formas nominais do verbo?




13) Complete a coluna com os tempos verbais indicados:

Infinitivo
Gerúndio
Particípio
Pretérito perfeito
Pretérito imperfeito
Pretérito + q. perfeito
Caber





Sonhar





sorrir






14) Escrever o resumo de uma obra apresentada na sala.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa prova!








































Nenhum comentário: