Matrizes
de Língua Portuguesa do 9° ano do Ensino Fundamental e 3º médio.
A matriz de referência de Língua
Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades
desenvolvidas pelos estudantes. Dentro de cada tópico há um conjunto de
descritores ligados às competências desenvolvidas. O conjunto de descritores é
diferente em cada série avaliada. Clique em cada tópico a seguir para obter
comentários e exemplos de questões elaboradas no âmbito de cada um:
Tópico I.
Procedimentos de Leitura
D1
– Localizar informações explícitas em um texto.
D3
– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4
– Inferir uma informação implícita em um texto.
D6
– Identificar o tema de um texto.
D11
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Tópico II. Implicações
do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5
– Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.).
D12
– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Tópico
III. Relação entre Textos
D20
– Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
D21
– Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
Tópico IV. Coerência
e Coesão no Processamento do Texto
D2
– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7
– Identificar a tese de um texto.
D8
– Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9
– Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10
– Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D11
– Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15
– Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
Tópico V. Relações
entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16
– Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
D18
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou expressão.
D19
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.
Tópico VI. Variação
Linguística
D13
– Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto .
Matrizes
de Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio
A matriz de referência de Língua
Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas
pelos estudantes. Dentro de cada tópico há um conjunto de descritores ligados
às competências desenvolvidas. O conjunto de descritores é diferente em cada
série avaliada. Clique em cada tópico a seguir para obter comentários e
exemplos de questões elaboradas no âmbito de cada um:
Tópico I.
Procedimentos de Leitura
D1
– Localizar informações explícitas em um texto.
D3
– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4
– Inferir uma informação implícita em um texto.
D6
– Identificar o tema de um texto.
D14
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Tópico II.
Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5
– Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto, etc.).
D12
– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Tópico III. Relação
entre Textos
D20
– Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
D21
– Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
Tópico IV. Coerência
e Coesão no Processamento do Texto
D2
– Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7
– Identificar a tese de um texto.
D8
– Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9
– Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10
– Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D11
– Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D15
– Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
Tópico V. Relações
entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D16
– Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17
–Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
D18
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou expressão.
D19
– Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos
e/ou morfossintáticos.
Tópico VI. Variação
Lingüística
D13
– Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto.
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