sábado, 2 de agosto de 2014

Período composto - subordinação

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
As conjunções subordinativas classificam-se em: CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS,CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS, CONSECUTIVAS, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES.
As causais, concessivas, condicionais, conformativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas e consecutivas iniciam ORAÇÕES ADVERBIAIS. As integrantes introduzem ORAÇÕES SUBSTANTIVAS.
Exemplifiquemos:
a) CAUSAIS (iniciam uma oração subordinada que denota causa). São elas: porque, pois, porquanto, como [= porque], pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, etc.
Dona Luísa fora para lá porque estava só.
Como o calor estivesse forte, pusemo-nos a andar pelo Passeio Público.
b) COMPARATIVAS (iniciam uma oração que encerra o segundo membro de uma comparação, de um confronto): que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior) qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem.
Era mais alta que baixa.
Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada.
c) CONCESSIVAS (iniciam uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la). Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que, que, etc.
Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados.
É todo graça, embora as pernas não ajudem...
d) CONDICIONAIS (iniciam uma oração subordinada em que se indica uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizado ou não o fato principal): se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que, etc.
Seria mais poeta, se fosse menos político.
Consultava-se, receosa de revelar sua comoção, caso se levantasse.
e) CONFORMATIVAS (iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal):conforme, como [= conforme], segundo, consoante, etc.:
Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece...
Tal foi a conclusão de Aires, segundo se lê no Memorial.
f) CONSECUTIVAS (iniciam uma oração na qual se indica a conseqüência do que foi declarado na anterior): que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que.
Soube que tivera uma emoção tão grande que Deus quase a levou.
g) FINAIS (iniciam uma oração subordinada que indica a finalidade da oração principal): para que, a fim de que, porque [= para que], que
Aqui vai o livro para que o leias.
Fiz-lhe sinal que se calasse...
h) PROPORCIONAIS (iniciam uma oração subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar-se simultaneamente com o da oração principal): à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... (mais), quanto mais... (tanto mais), quanto mais... (menos), quanto mais... (tanto menos), quanto menos... (menos), quanto menos... (tanto menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (tanto mais)
Ao passo que nos elevávamos, elevava-se igualmente o dia nos ares.
Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano Novo.
i) TEMPORAIS (iniciam uma oração subordinada indicadora de circunstância de tempo): quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], etc.:
Custas a vir e, quando vens, não te demoras.
Implicou comigo assim que me viu.
j) INTEGRANTES (servem para introduzir uma oração que funciona como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração): que e se. Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando incerteza, se:
Afirmo que sou estudante.
Não sei se existe ou se dói.
Polissemia conjuncional
Como vimos, algumas conjunções subordinativas (que, se, como, porque, etc) podem pertencer a mais de uma classe. Em verdade, o valor desses vocábulos gramaticais está condicionado ao contexto em que se inserem, nem sempre isento de ambigüidade, pois que há circunstâncias fronteiriças: a condição da concessão, o fim da conseqüência, etc.
Locução conjuntiva
A par das conjunções simples, há numerosas outras formadas da partícula que antecedida de advérbios, de preposições e de particípios. São chamadas LOCUÇÕES CONJUNTIVAS: antes que, desde que, já que, até que, para que, sem que, dado que, posto que, visto que, uma vez que, à medida que.

Classifique as conjunções dos períodos abaixo.
a) Por mais que lhe recomende, ele dormiu ao relento.
b) Convém que o recebas cordialmente.
c) Se você não puder ir ao curso, avise-me.
d) Ele não compareceu, apesar de termos insistido.
e) Caso continuasse a tirar notas baixas, o pai lhe cortaria a mesada.
f) Não sei se devemos ir à praia amanhã.
g) Correu tanto que quase desmaiou

h) Sabemos o que contém a caixa quando retirarmos o cadeado.

i) Colocamos a sinaleira na garagem para alertar os pedestres.

Respostas:
a) Por mais que lhe recomende - oração subordinada adverbial concessiva.
b) que o recebas cordialmente - oração sub. substantiva subjetiva.
c)Se você não puder ir ao curso - oração sub. adverbial condicional.
d)apesar de termos insistido - oração sub. adverbial concessiva.
e)Caso continuasse - oração sub. adverbial condicional/ a tirar notas baixas - oração sub. substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo.
f) se devemos - oração sub. substantiva objetiva direta / ir à praia amanhã - oração sub. substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo.
g) que quase desmaiou - oração sub. adverbial consecutiva.
h) o que contém a caixa - oração sub. substantiva objetiva direta / quando retiramos o cadeado - oração sub. adverbial temporal.
i) para alertar os pedestres - oração sub. adverbial final reduzida de infinitivo.

OBS.: Cada uma das orações que não foram listadas nas respostas acima é ORAÇÃO PRINCIPAL

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