quarta-feira, 30 de julho de 2014

tipo textual Ata para 3º ano

Ata - formalizando e registrando informações

ATA


           Conceitualmente, define-se ata como um registro em que se relata o que se passou numa reunião, assembléia ou convenção. Daí as várias espécies: ata de assembléia geral extraordinária, de assembléia geral ordinária, ata de condomínio. É, portanto, um relatório pormenorizado de tudo o que se passou em uma reunião.
Uma de suas particularidades é que a ata deve ser assinada em alguns casos pelos participantes da reunião (conforme estatuto da empresa), e pelo presidente ou secretário, sempre. Para sua lavratura, devem ser observadas as seguintes normas:
• Lavrar a ata em livro próprio ou em folha soltas. Deve ser lavrada de tal modo que impossibilite a introdução de modificações.
• Sintetizar de maneira clara e precisa as ocorrências verificadas.
• O texto será digitado, datilografado ou manuscrito, mas sem rasuras.
• O texto será compacto, sem parágrafos ou com parágrafos numerados, mas não se fará uso de alíneas.
• Nos casos de erros constatados no momento de redigi - la, emprega-se a partícula corretiva “digo”.
• Quando o erro for notado após a redação de toda a ata, recorre-se à expressão: “em tempo”, que é colocada após todo o escrito, seguindo-se então o texto emendado: Em tempo: na linha onde se lê “bata”, leia-se “pata”.
• Quando ocorrem emendas à ata ou alguma contestação oportuna, a ata só será assinada após aprovadas as correções.
• Os números são grafados por extenso.
• Há um tipo de ata que se refere a atos rotineiros e cuja redação tem procedimento padronizado. Nesse caso, há um formulário a ser preenchido.
• A ata é redigida por um secretário efetivo. No caso de sua ausência, nomeia-se outro secretário (ad hoc) designado para essa ocasião. A expressão ad hoc significa para isso, para este caso, de propósito, designado para executar determinada função.

São elementos constitutivos básicos de uma ata:
• Dia, mês, ano e hora da reunião (por extenso).
• Local da reunião.
• Relação e identificação das pessoas presentes.
• Declaração do presidente e secretário.
• Ordem do dia.
• Fecho.

Ata da 1ª reunião da Escola Estadual (nome completo da instituição de ensino) Aos 16 dias do mês de fevereiro de 2010, às dezessete horas e trinta minutos, no auditório desta escola, sob a presença do diretor (nome completo), reuniram-se professores e demais colaboradores no intuito de discutirem e planejarem sobre a realização das aulas que serão ministradas no contra - turno, funcionando como suporte pedagógico aos alunos que se encontram de dependência em algumas disciplinas. Depois de constatada a presença de todos, o diretor explanou sobre os benefícios proporcionados pelo procedimento, elencando as opiniões de todo o corpo docente e, decididamente, se instaurou que as aulas ocorrerão duas vezes por semana durante um período de seis meses. Firmados todos os compromissos, encerrou – se  a reunião, da qual eu, (nome da secretária que atende pela escola), lavrei a presente ata. Após ser lido e aprovado, o documento será assinado por mim e demais presentes.  São Bernardo do Campo, 16 de fevereiro de 2010.
Seguem, posteriormente, as assinaturas:

Atividade: Reunir – se em grupo, definir um assunto e registrar em Ata. Todos deverão ter a mesma no caderno.


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