ESTE É UM BLOG DEDICADO À EDUCAÇÃO, AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA. PARA ISSO, A INTERNET SE FAZ IMPORTANTE COMO UM RECURSO DIDÁTICO, A QUE GRANDE PARTE DOS JOVENS TEM ACESSO. ESTE BLOG É UM ESPAÇO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.P.T.A.N, DE CÓRREGO NOVO INTERAGIREM E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Memórias
Sou professor de educação básica efetivo em dois
cargos no estado de MG (PEB e EEB), tenho formação em pedagogia,
letras/português/inglês, pós-graduado em gestão pedagógica, orientação,
coordenação, supervisão e inspeção. Supervisão e Inspeção por duas vezes. Tenho
pós-graduação ainda em psicopedagogia clínica e institucional. Conto com 12
anos de experiência ao todo.
Sempre gostei muito de estudar e
descobrir coisas novas, para enriquecer minhas aulas de Língua Portuguesa e
melhorar a supervisão do trabalho pedagógico na escola em que eu trabalho com
meus professores. Venho de uma família humilde, devido à dificuldade financeira
da família, perdi alguns anos de estudos durante a educação básica e terminei o
Ensino Médio um pouco depois de meus colegas.
Mas isso não foi de todo
negativo, pois quando terminei, aos 25 anos, em 1999, já sabia muito bem o que
queria, “queria ser professor e realizei
este sonho”. Como eu já afirmei em
momentos anteriores, os meus contatos com os recursos tecnológicos começaram um
pouco tarde, pois não tínhamos muitas condições para isso.
O primeiro aparelho de TV que
tivemos em casa não tinha muitos recursos, mas era suficiente. Como disse, o
rádio à pilha também era muito útil; sendo assim, mesmo de forma rudimentar e com poucos aparelhos em casa,
não estávamos excluídos desse imenso mundo tecnológico que hoje se alargou e
todos os dias nos surpreende com suas tantas inovações.
Esse gigantesco avanço da
tecnologia, durante muito tempo nos deixou presos entre o “certo e o errado”, inclusive nas escolas na hora de ensinar. Houve
muito questionamento acerca de métodos inovadores e tradicionais, alguns até
considerados como mero passatempo, por muitos educadores. A escola ficou meio
perdida nesse processo entre ensinar ou não com métodos diferentes. A evolução
continuou e agora, querendo ou não, todos têm que aderir para não ficarem para
trás.
Será que os alunos de ontem são os mesmos de
hoje? Não. Hoje a clientela é outra e muito mais avançada. O aluno de 5 anos já
tem acesso a variados meios de comunicação e sabe usar muito bem um celular com
recursos, como câmera, “touch screnn”
e outros.
Desse modo, espera – se que os
professores estejam preparados para sair do “trivial” e apresentar algo de novo
para essas crianças, jovens e adolescentes, que são o público consumidor dessa
tecnologia. Esse é um dos maiores desafios da escola atual, fazer com as aulas
sejam mais produtivas e chamem a atenção desses alunos, através do uso de tais
equipamentos em suas aulas.
Por isso, Não adianta o professor
possuir muitos diplomas, conhecimento, se não aderir a essa nova forma de gerir
a sala de aula, abrindo espaços ao questionamento e saindo do lugar de dono do
saber e passando a mediador do conhecimento. É o que se espera da nova postura
do professor em sala de aula, que ensina ao mesmo tempo em que aprende, com
essa clientela, “que tem a tecnologia na
ponta da língua”.
O quadro e o giz não são capazes
mais de sozinhos, formarem cidadãos prontos para o mercado de trabalho, um
mercado tão exigente, mutante e transformado, em que as descobertas
tecnológicas ditam as regras. É preciso constante capacitação para essas novas
formas de pensar, ensinar e aprender. O currículo já exige formação tecnológica
na educação básica.
A tecnologia de informação hoje é
componente curricular de grande importância como área de empregabilidade no
ensino médio, oferecendo aos jovens, algo mais do aulas com livros didáticos,
quadro e giz, os quais não satisfazem mais essa clientela. É preciso usar mais
criatividade e mais recursos disponíveis na escola, como: sala de informática, celulares, câmeras
filmadoras, etc.
Falemos mais um pouco mais sobre
o curso da UFJF, Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Básico, que
tem sido de grande valor em minha vida profissional e no meu currículo. Creio
que também na dos outros participantes, percebemos isso através dos encontros
presenciais. Eu tenho usado tudo que aprendo neste curso em minhas aulas e meus
alunos estão correspondendo muito bem.
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